Esquerda cochila e estudantes conservadores assumem diretório de Direito da Unicap com 94% dos votos

Com grande predomínio do PCdoB, que elege, seguidamente, os presidentes da União Nacional dos Estudantes, e quase todos os diretórios estudantis das universidades brasileiras, um grupo de alunos de linha conservadora do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco venceu as eleições para o Diretório Acadêmico – a posse será esta terça-feira – com 94% dos votos. A chapa adversária, integrada por jovens do PCR (Partido Comunista Revolucionário) teve apenas 25 votos.
A conquista levou estudantes das Universidades públicas do estado, também de linha conservadora, a ganhar ânimo para se organizar e tentar conquistar os diretórios estudantis da UFPE e UFRPE . Estudante da Unicap e 2.a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Lessa contesta a vitória dos conservadores, afirmando que a eleição ocorreu fora de época (normalmente o mês de renovação dos diretórios é setembro) e que a chapa do PCR já deu entrada de representação no Ministério Público pedindo a anulação do pleito.
O estudante Kaio Jorge Marinho, 21 anos, católico e eleito presidente do Diretório diz que a esquerda “usa o movimento estudantil para fazer carreira política e não responde à demanda dos alunos”. Explica que a chapa eleita em 2023 abandonou os estudantes – “nem sequer renovaram o mandato como era possível em 2024 e isso causou uma revolta muito grande”. Foi por conta desse cochilo que os vencedores de agora com o apoio, segundo ele, do Conselho de Representantes de todas a turmas “como está previsto no estatuto, organizaram novas eleições para evitar a continuidade da vacância e tivemos apoio quase unânime. Nossa chapa não é só de gente de direita, tem todas as tendências, inclusive muitos dos que fizeram parte da eleição de 2023 pela esquerda”.
Ele nega que a sua turma tenha pretensão de organizar a disputa em outras Universidades. “Isso nunca passou em nossa cabeça. Vamos atender às demandas estudantis, coisa que a esquerda, sobretudo o PCdoB, não está fazendo. Agora, depois que vencemos, tem muitos estudantes na Internet querendo participar do nosso movimento que se chama RenovaUnicap”. Ele diz que a última presidente do Diretório de Direito da Unicap, a estudante Stefane Vilela, era do PCdoB, se filiou ao PSB e foi candidata a vereadora do Recife o ano passado. “Da turma eleita com ela só sobrou uma pessoa, o estudante Alan Amorim, todo o restante ou desistiu ou compôs conosco” afirma.
Mari Lessa critica o PCdoB
Mari Lessa, filiada ao PDT, embora esteja ajudando o PCR a anular o processo de eleição dos estudantes de Direito da Unicap, afirma que o PCdoB tem vencido seguidas eleições estudantis mas tem falhado na assistência aos estudantes, podendo vir a perder a força que ainda tem em Pernambuco, terra da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, também do PCdoB. Ela acredita que a crise que ronda as universidades federais no momento, com falta de recursos até para manutenção, pode respingar no movimento estudantil e favorecer os conservadores nas próximas eleições.
É difícil ser direita
Kaio Jorge diz que apesar de sua chapa ter vencido reconhece que não é fácil se apresentar aos universitários como “de direita”. Por isso ele evita se colocar dessa forma “na primeira eleição que disputamos nossa chapa se chamava Direita Universitária e não fomos bem. Agora resolvemos apostar na mudança, na renovação, e conseguimos fazer os estudantes entenderem que não iríamos abandoná-los como agiu a gestão anterior. O discurso foi de mudança e todo mundo entendeu”. Mari contesta: “os estudantes sabem que eles são de direita até pelas pessoas que andam com eles fora da Universidade”. Ela dá a mão a palmatória concordando que houve mesmo cochilo da esquerda: “pode ser que agora o PCdoB faça uma autocrítica e reconheça os erros”.
Jarbas Filho fica com 43% do Diretório do MDB
O grupo do deputado Jarbas Filho vai continuar controlando 43% do Diretório Estadual do MDB. O grupo de Raul Henry fica com 57%. Além disso, o deputado estadual vai estar obrigatoriamente presente na Executiva Estadual do Partido. Como líder do MDB na Alepe ele tem cadeira assegurada no novo colegiado. Ontem na Alepe ao conversar com os deputados mostrou tranquilidade:” estávamos tão fortes que eles precisaram ir pedir ajuda ao prefeito do Recife para poder vencer a convenção “ .
Os estudantes de direita terão mesmo condições de enfrentar a esquerda nas universidades públicas estaduais?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com