Entrevista de Wolney deixa confuso o cenário da aliança do PDT com Raquel
Um dia depois que a governadora Raquel Lyra recebeu o PDT no Palácio, conduzido pelo presidente nacional do partido, ministro Carlos Lupi e pelo estadual Wolney Queiroz e formalizou a participação da legenda em sua base de apoio com a nomeação do secretário da criança e da juventude, uma entrevista dada na manhã desta sexta-feira à Radio Cultura de Caruaru por Wolney Queiroz, vem causando dúvida sobre o desfecho do que já se celebrava, no entorno da governadora: o fato de ela ter conseguido tirar a segundo partido da aliança do prefeito João Campos – o primeiro foi o PSD do ministro André de Paula.
Na entrevista, Wolney manifestou o desejo de que Raquel venha a apoiar a candidatura a prefeito de Caruaru de José Queiroz, do PDT, mas acrescentou, ao ser indagado se o partido vai deixar o espaço que tem na administração do prefeito João Campos: “não ficou condicionado que nós vamos romper a aliança com o prefeito João Campos. Nós estamos na Prefeitura do Recife, temos uma secretaria, temos a vice-prefeita Isabella de Roldão e não ficou condicionado que nós deixaremos a Prefeitura do Recife, não”. A declaração, confirmada por este blog ouvindo os termos da entrevista, deixa no ar a possibilidade de que Wolney não trabalha com outra hipótese que não seja o apoio a Queiroz e, inquieto, acena com a continuidade da aliança com o PSB, se isso não acontecer, ou que Raquel admite aliança com um partido que também vai estar no palanque de João Campos.
A segunda hipótese, se verdadeira, deixaria não só os partidos que já apoiam a governadora como os que vierem a apoiar, inteiramente livres, para, como se diz no linguajar popular, ficar no Lá e Lô, o que seria o melhor dos mundos. Uma fonte que conhece de perto a governadora embora não frequente o Palácio, acha que Wolney pode estar ainda sem entender o estilo de Raquel: “ ela é uma pessoa diferenciada, só age com absoluta certeza mas é preciso ter paciência para aguardar os seus momentos de, não só se definir, como de tornar pública sua definição. Mesmo que já saiba o que vai fazer em Caruaru ela não vai se precipitar”.
Ceará e Pernambuco
Na verdade, nínguem acredita que a governadora não tenha informado ao ministro Lupi nos mais de dez encontros que os dois tiveram – alguns nos quais ele veio a Recife anonimamente – o que pretende fazer em Caruaru ao ponto dele dizer que “Tudo começa por Caruaru” no discurso que fez no Palácio. Da mesma forma, ninguém crê na possibilidade da governadora ter fechado acordo com o PDT sem ter absoluta certeza de que estava tirando o partido da aliança do prefeito do Recife. Afinal, que vantagem ela teria “no frigir dos ovos”? – como comentou um deputado estadual da base governista.
Longo entendimento
Na quinta-feira, entre os presentes à solenidade que selou o embarque do PDT no Governo, comentava-se que Raquel conversou com Lupi um mês e dez dias para fechar o acordo. E ainda aguardou o desfecho do Ceará, onde o PDT rompeu com o PSB pelo fato do partido ter tirado o senador Cid Gomes da legenda. Só aí ela teve certeza de que Lupi, como todos sabem, não iria deixar por menos e até mudaria sua agenda para estar no Recife na quinta-feira para dar o troco ao PSB. Se havia alguma dúvida, ele ainda cantou como se estivesse se dirigindo ao prefeito João Campos: “segue teu caminho, lentamente/ que eu quero passar com a minha dor/ Se hoje pra você eu sou espinho / espinho não machuca a flor”.
Raquel em Olinda e João no Recife
A governadora Raquel Lyra fez questão de ir à abertura do carnaval de Olinda no mesmo momento em que o prefeito João Campos recebia seus convidados para a abertura do carnaval do Recife. Este sábado no galo, ela vai ao café da manhã no bloco e não confirmou se continuará vendo o desfile. João vai estar no café e no desfile.
Recesso de carnaval
Esta coluna entra em recesso este sábado e só volta a ser publicada na quinta-feira após o carnaval. Desejamos a todos um excelente carnaval e informamos que o blogdellas vai continuar atento às novidades sobre a festa carnavalesca.
por que não só o prefeito João Campos como seus irmãos Pedro e José nevaram juntos?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com