Eleição do Recife tem disputa particular pelos votos de esquerda

 

A Frente Popular, que sempre foi dona dos votos de esquerda do Recife – pesquisas recentes indicam que cerca de 25% eleitorado da capital se enquadra nesse espectro ideológico – está experimentando nessa eleição coisa jamais imaginada, pelo menos na dimensão em que está configurada. Trata-se de uma guerra declarada pelo voto de esquerda que vem sendo protagonizada pela candidata a prefeita Dani Portela, do PSOL. Se antes de Dani os candidatos do PSOL eram inexpressivos do ponto de vista eleitoral na capital, desta vez o nome escolhido pelo partido tem tudo para agradar esse tipo de eleitorado: mulher negra, a deputada, filha do ex-preso político Eribaldo Portela, foi a mais votada dos vereadores da capital em 2020, é advogada brilhante e vai a fundo nas lutas que abraça.

Além disso, ela não tem deixado por menos seu propósito de conquistar os votos da  dissidência petista, insatisfeita com o fato do prefeito João Campos não ter garantido ao PT a vaga de vice em sua chapa. Pior para João que tem nela hoje a maior representante da oposição a seu Governo. Saiu de sua boa a denuncia mais forte já feita ao prefeito envolvendo as creches do Recife e esta terça-feira, na sabatina da Rádio Jornal do Commércio, ela disse, que o contrato de lixo do Recife tem valor 50% maior do que o de outras cidades do mesmo porte.

E acrescentou: “o povo de esquerda agora tem uma candidata que não vai esquecer nossas bandeiras e nem baixa-las para conquistar votos bolsonaristas. Sempre fomos e continuaremos fiéis a Lula, vamos colocá-lo em primeiro plano, trazer o vermelho de volta e não fazer como o PSB que colaborou com o golpe e votou pelo impeachment da presidenta Dilma, a primeira mulher eleita para governar este país”. Na mesma entrevista ela elogiou o ex-prefeito João Paulo que citou como “melhor prefeito que o Recife já teve “e tornou oficial o seu propósito de, eleita, reimplantar o Orçamento Participativo, uma das marcas da gestão do ex-prefeito. E disse, com riso irônico, que João Campos “é o novo que deu continuidade a Geraldo Júlio e aos 12 anos das gestões do PSB na capital e aos 16 anos em Pernambuco”. A briga parece feia e ninguém apareceu até agora para baixar a temperatura.

Canabis Medicinal

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou esta terça projeto de lei do deputado João Paulo Silva( PT) que institui a Política Estadual  de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à base de Canabis Medicinal. O deputado diz que 80 mil pernambucanos estão precisando usar esses medicamentos e não conseguem adquirir pois são a importados e de alto valor. O projeto agora vai ser analisado por outras comissões e depois será encaminhado para votação em
plenário

Recife e as cidades inteligentes

Recife recebeu esta terça-feira em São Paulo o selo Diamante no evento Connected Smart Cities 2024, uma das principais iniciativas do país voltadas para o desenvolvimento de cidades inteligentes. O selo Diamante é a mais alta honraria do evento concedido a cidades que se destacam em áreas como mobilidade urbana, governança, maturidade tecnológica , sustentabilidade e inclusão digital.

Rodrigo Coutinho inaugura comitê

O deputado federal Augusto Coutinho está convidando amigos e correligionários para a inauguração do comitê do vereador e candidato á reeleição Rodrigo Coutinho, seu filho. Será esta quinta-feira, 05 de setembro, na rua Barreiros, 100, no Pina, às 19 horas. Rodrigo foi secretário de Esportes do prefeito João Campos que deve comparecer ao evento.

Gilson na CDL e Fiepe

O candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado, do PL, terá encontro esta quarta-feira ás 9h30m com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, no edifício Círculo Católico, na rua do Riachuelo, 105, na Boa Vista. Além de apresentar o seu programa de Governo, Gilson vai responder a questionamentos dos dirigentes da CDL sobre suas propostas sobretudo para o centro da capital. À tarde, às 16h30m, o candidato vai participar do evento Diálogo com a Indústria na Fiepe.

Quem vai fazer papel de bombeiro para baixar a temperatura que se eleva cada vez mais entre o PSB e o PSOL recifenses?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar