Eleição de conselheiros é prévia de 2024. Presidente da Câmara elege 6 e mais votada é evangélica

 

Marcada para um mesmo dia em todo o país e contando, pela primeira vez, com urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral, a escolha dos novos conselheiros tutelares do estado este final de semana, registrou recorde de comparecimento – só no Recife votaram 93.373 pessoas, divididas pelas 6 Regiões Políticas Administrativas (PRAs) – e foram eleitos 40 novos conselheiros a tomarem posse no início de 2024. Mesmo que o Comdica (Conselho Municipal de Defesa e Promoção da Criança e do Adolescente) tenha proibido a presença de vereadores nos locais de votação ou mesmo pedindo, abertamente, o voto, ontem o dia foi de comemorações na Câmara de Vereadores do Recife. Dos 40 leitos, 28 o foram com apoio de vereadores. O presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, elegeu sozinho 6 conselheiros.

A conselheira mais votada na capital– Nilza Pereira – teve 4.279 votos e é evangélica. Já fez campanha casada com o irmão Nilson Pereira, que é candidato a vereador pelo PL em 2024. Assim como ela, os evangélicos elegeram conselheiros em todas as RPAs do Recife. O deputado estadual William Brígido, da Igreja Universal, ajudou a eleger quatro conselheiros.

O receio a nível nacional era que a escolha dos conselheiros fosse dominada pelos evangélicos mas isso não aconteceu aqui em Pernambuco, apesar dessas denominações terem elegido mais de 10 representantes diretos. Mas, em compensação, a esquerda, representada pelo PT e PSOL, perderam dois representantes históricos e de relevância na capital: André Macaxeira, do PT e Tiago Carvalho, do PSOL. Em termos políticos quem saiu mesmo ganhando foi o PSB que tem a Prefeitura e domina mais de 80% da Câmara através de seus próprios vereadores ou de vereadores de outros partidos da base.

Além de Romerinho Jatobá, outros vereadores leais ao prefeito João Campos como Samuel Salazar – líder do Governo – Wilton Brito, Hélio Guabiraba, Zé Neto e Davi Muniz, elegeram, cada um, dois conselheiros. Os demais, Menudo, Alcides Teixeira, Luis Eustáquio, Osmar Ricardo, Eriberto Rafael, Marco Aurélio, Vitor André Gomes, Marcos de Bria, Aline Mariano, Aderaldo Pinto e Xico Kiko elegeram um conselheiro cada um. O eputado IUvan Moraes, do PSOL, elegeu uma conselheira. Pela expressão que ganhou na eleição do final de semana, Romerinho já é visto como provável campeão de votos em 2024. Embora ressalte que os conselheiros precisam, em primeiro lugar, trabalhar pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, Romerinho registra a importância que eles têm em qualquer eleição: “eles cuidam, entre outras coisas, da garantia de vagas de creches nas comunidades, da emissão de documentos e socorrem diretamente os menores e suas famílias em casos de violência.”

Também na Alepe eleição foi pauta do dia

Na Assembléia Legislativa também se comentou durante o dia de ontem a eleição dos conselheiros que aconteceram em todos os municípios do estado. Muitos deputados registravam o número de conselheiros eleitos em suas bases. Um deles, porém, aproveitou para reclamar da condução do processo:”essa eleição virou um negócio. Tem município menor em que a base da eleição do prefeito se forma a partir da escolha dos conselheiros tutelares então não há como fugir da interferência política”- adiantou. Já o deputado Joãozinho Tenório, que já foi prefeito, discorda disso: “o prefeito que se envolve corre o risco de, mesmo elegendo conselheiros não ganhar nada, pois não tem seguro o apoio depois, e se apoiar e não eleger sai como perdedor”.

A vantagem do cargo

O conselheiro tutelar, pelo trabalho que desenvolve, ganha relevância na sua comunidade e muito respeito da população. Os que não agem assim podem ser denunciados ao Ministério Público ou mesmo afastado. Além disso eles recebem um salário mensal durante ao quatro anos de mandato pago pela Prefeitura. O valor varia de acordo com o tamanho do município. No Recife, por exemplo, é R$ 4.000,00. O horário de trabalho é das 8 horas às 17 horas mas havendo emergência o conselheiro pode trabalhar inclusive à noite e os finais de semana.

Humberto: “querem me aposentar?”

O senador Humberto Costa não gostou das especulações políticas dos últimos dias em Brasília e em Pernambuco apontando a possibilidade de ele vir a ser nomeado pelo presidente Lula para o TCU, no caso do presidente do Tribunal ser escolhido ministro do STF. “Querem me aposentar, é ? “ – indagou o senador a este blog quando inquirido sobre as especulações. O mandato de senador de Humberto se encerra em 2026. Ele deseja ser candidato a governador e já teve seu nome lançado pelo presidente estadual do PT, Doriel Barros.

João Paulo beneficia Bonito

Projeto do deputado estadual João Paulo Silva, aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa, reconheceu a cidade de Bonito como “a capital do ecoturismo de Pernambuco”. O deputado destacou que a cidade é rica no turismo rural e ecológico, tem muitas cachoeiras, prática de esportes radicais e até um teleférico, se enchendo de turistas nos finais de semana e nas férias.

Pergunta que não quer calar: como precisaram garantir a ida dos eleitores até os locais de votação, pois o voto para o cargo não é obrigatório, como os candidatos a conselheiro tutelar conseguiram recursos para isso?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar