Eleição de 2024 pode repetir 2022 em Caruaru, Petrolina e Jaboatão
As eleições de 2022 consagraram três lideranças jovens na política pernambucana: a governadora Raquel Lyra, que acabou eleita, e os ex-prefeitos Miguel Coelho, de Petrolina e Anderson Ferreira, de Jaboatâo. Com exceção de Anderson Ferreira, que teve consolidada sua liderança na Região Metropolitana através do voto evangélico e conservador em um ano de eleição presidencial que terminou quase empatada entre Lula e Bolsonaro, Raquel Lyra e Miguel Coelho, oriundos de Caruaru e Petrolina, conseguiram fazer com que a política interiorana ganhasse força no estado, mostrando que o tempo em que era o Recife o definidor das eleições majoritárias, poderia ter chegado ao fim.
Agora em 2024, os três líderes citados farão novo teste de popularidade pelo nas eleições municipais já que quando renunciaram para disputar o Governo foram substituídos pelos então vices e atuais prefeitos que buscam a reeleição. Raquel faz suas apostas no prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB); Miguel Coelho em Simão Durando, atual prefeito de Petrolina; e Anderson Ferreira no prefeito e Jaboatão Mano Medeiros, do PL. Os três estão bem posicionados em pesquisas de intenção de voto mas ainda terão longo caminho pela frente.
A governadora Raquel Lyra, que andou se desentendendo com o prefeito de Caruaru depois que ele pensou em mudar de partido sem a consultar, fez as pazes e quase todos os finais de semana mais tranquilos está em Caruaru. Nas festas juninas quando se mede a situação do prefeito ela esteve com Rodrigo em todos os locais onde pode ir. Maior eleitora do município e com índice de aprovação em Caruaru muito superior ao restante do estado ela tem demonstrado alto interesse no pleito. Rodrigo vai enfrentar o ex-prefeito José Queiroz (PDT), o ex-deputado estadual Erick Lessa (Republicanos), o deputado federal Fernando Roldolfo(PL) e o empresário Toninho Rodrigues (MDB).
Simão com sorte e boa aprovação
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, do União Brasil, assim como Rodrigo Pinheiro tem tido a presença constante a seu lado do ex-prefeito Miguel Coelho. Além de ter bons índices de popularidade e, como Miguel, ser um prefeito de entregas – quase todos os dias inaugura obras em todo o município – ele tem contado com a desorganização da oposição. O ex-prefeito Júlio Lóssio(PSDB), o seu mais forte oponente, enfrenta problemas de saúde. Outro ex-prefeito, o petista Odacy Amorim, teve parte de sua família debandando de sua campanha para apoiar Simão, e a jornalista Lara Cavalcanti, do PL bolsonarista, é uma incógnita.
Mano Medeiros no esforço pelo voto
Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, tem procurado imprimir um estilo próprio de administrar. Ao contrário de outros ex-prefeitos e do próprio Anderson, está nas ruas todos os dias vistoriando obras, acompanhando ações e ouvindo a população. Pouco identificado até assumir o poder ele recebeu elogios até de ministros do Governo Federal pela desenvoltura com que tem procurado os gabinetes brasilienses em busca de recursos. E tem tido êxito. Além disso é um dos prefeitos mais assistidos pela governadora Raquel Lyra. Mano vai enfrentar um peso-pesado, o ex-prefeito Elias Gomes. Também é candidata, a deputada federal do PP, Clarissa Tércio, e o ex-vereador Daniel Alves (Avante).
Daniel e João Paulo
Na Sabatina Uol/Folha de São Paulo, o pré-candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho, disse que, na sua opinião, a administração do ex-prefeito João Paulo (PT) foi melhor do que a de João Campos. Citou que João Paulo teve uma marca no seu governo – a prioridade para os mais pobres – conseguiu tirar as kombis do Recife, que infernizavam o trânsito, e fez um programa de habitação importante, acabando com as palafitas de Brasília Teimosa. Disse que João Campos não tem, na sua opinião, uma marca administrativa: “nada fez no trânsito, não apresentou grandes soluções urbanas e levou o Recife a ser a 2.a capital mais desigual do país”.

Depois dos 75% do Datafolha, o prefeito Joao Campos ainda tem margem para crescer?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com