É imprevisível resultado de eleição na Alepe para escolha de novo conselheiro do TCE

 

Após eleger por unanimidade o advogado Eduardo Porto para conselheiro do TCE, a Assembléia Legislativa vive dias agitados antes da escolha do substituto da conselheira Teresa Duere, marcada para a próxima terça-feira. Com a desistência do deputado Kaio Maniçoba(PP) em favor do deputado Joaquim Lira (PV) o resultado, antes muito favorável ao deputado Rodrigo Novaes (PSB) que tem o apoio do presidente da casa Álvaro Porto, é agora imprevisível. Joaquim cresceu nas preferências e ganhou o apoio do Palácio do Campo das Princesas, tendo em Kaio um dos seus mais expressivos apoiadores. A disputa principal, portanto, se afunilou entre Rodrigo e Joaquim.

Para completar a incerteza sobre o resultado, diante de nova queda de braço entre o presidente da casa e a governadora Raquel Lyra – cada um de um lado da moeda – um dos concorrentes, o deputado federal Junior Uchoa(PSB), se mantém no páreo , apesar de assediado pelos dois lados, e o deputado Francismar Pontes(PSB), cuja candidatura estava sendo levada na brincadeira, tomou o feito a ordem e está se colocando como opção. “Ele tira voto tanto de Rodrigo quanto de Joaquim”- comentou um experiente parlamentar. Como é do PSB, porém, pode reduzir os 9 votos que Rodrigo tem na legenda. Por via das dúvidas, o prefeito João Campos vai procurá-lo assim que regressar do exterior, este final de semana, na tentativa de convencê-lo a desistir e apoiar o companheiro de partido.

A disputa tem mobilizado os suplentes de Joaquim e Rodrigo. Se Rodrigo vencer assume o deputado Diogo Moraes (PSB), que hoje faz parte da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais) e que tem participado ativamente da campanha pró-Rodrigo. Se for Joaquim ganha a vaga o deputado Odaci Amorim, do PT. Odaci, que só foi à Alepe este ano na posse dos novos deputados, ontem percorria os corredores da casa e o buraco frio, onde os parlamentares se reuniram para almoço, distribuindo abraços e apertos de mão.

Duas guerras particulares

A eleição de terça traz, nas entrelinhas, duas disputas particulares. A primeira, citada acima, é da governadora, que apoia Joaquim, com o presidente da Alepe, Álvaro Porto, que está com Rodrigo. A segunda é dentro da esquerda. Apesar de Rodrigo ser do PSB, o PT fechou apoio a Joaquim, distanciando-se dos socialistas, não só porque ganha mais uma vaga, caso ele vença, como pelo compromisso que assumiu lá atrás com o próprio. Joaquim faz parte da Federação PT/PCdoB/PV e só se lançou candidato após reunião com o grupo que fechou questão a seu favor.

Codevasf fatiada não favorece o PT

Além de ter cedido a superintendência da Sudene ao ex-deputado federal Danilo Cabral, do PSB, o PT não conseguiu vencer a queda de braço com o prefeito João Campos e o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos) pelo controle total da Codevasf, como pretendia. O fatiamento feito na superintendência, que está sendo dividida em duas, foi largamente favorável ao prefeito que vai controlar as obras na Região Metropolitana, Mata e Agreste. O PT ficará apenas com o sertão.

Incra também dividido

Não é só a Codevasf que vai passar por processo de divisão. O Incra também. O presidente estadual do PT, Doriel Barros, confirmou a este blog que, além da sede do Recife, vai ser aberta uma nova no interior do estado. O PT, neste caso, que já indicou o superintendente do Recife, também vai indicar o do interior. Doriel cita outros órgãos que os petistas conquistaram como a Fundação Joaquim Nabuco e a Superintendência Regional do Trabalho. Já a Hemobrás, uma estatal importante, ficou com o ex-deputado federal Sebastião Oliveira(Avante) e terá como uma das diretoras a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade).

Anderson firme na oposição ao PSB

O presidente do PL estadual, Anderson Ferreira , que disputou o governo do estado em 2022, continua firme na oposição ao PSB. Ontem, aproveitando a divulgação pelo IBGE dos novos dados do desemprego no país, em que Pernambuco ficou com a segunda maior taxa, só sendo ultrapassado pela Bahia que está em primeiro, Anderson afirmou : “essa foi a herança deixada pelo PSB após 16 anos de poder”.

Moro e as fake news

O senador Sérgio Moro, que vem sendo citado como o próximo a ter seu mandato cassado pela justiça, como foi feito com o coordenador da Operação Lava Jato, deputado federal Deltan Dallagnol, veio a público esta quinta-feira para desmentir as especulações: “tudo isso não passa de fake news” disse Moro e acrescentou “continuamos na batalha por Deltan”.

Pergunta que não quer calar: quem vai vencer a batalha paralela pelo TCE na Alepe: a governadora ou o presidente da casa?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar