Do Caranguejo ao Camelódromo, oposição já definiu onde iniciar campanha no Recife

Com muito chão para percorrer, diante de um prefeito que é, no momento, absoluto nas intenções de voto, os principais candidatos da oposição a prefeito do Recife já definiram onde começar a campanha de rua esta sexta-feira, prazo determinado pela Justiça Eleitoral para o início da busca pelo voto. O candidato do PSD, Daniel Coelho, vai estar no bairro-favela do Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, ás 9 horas, local onde inicia todas as suas campanhas na capital. A candidata do PSOL, Dani Portela, vai começar o dia, às 8 da manhã, no centro do Recife, mais especificamente no Camelódromo. O candidato do PL, Gilson Machado ainda cumprindo luto pelo falecimento de sua mãe, não definiu seu roteiro. Em sua agenda consta apenas o comparecimento á missa de sétimo dia na segunda-feira à noite.
A escolha dos locais tem a ver com a ênfase que cada um vai dar à sua caminhada. Dani Portela afirma: “escolhí o Centro do Recife, iniciando pelo camelódromo. Vamos mostrar o abandono da nossa área central. Não só no que se refere a oportunidades como ao crescimento da população de rua que ocupa as calçadas. O Recife é desigual e o olhar tem que estar não só nas áreas mais abastadas mas, sobretudo, onde vivem os mais pobres”. Daniel Coelho afirma que escolheu a favela do Caranguejo “para chamar atenção sobre a ausência de uma política de habitação popular na capital e também para expressar o abandono das áreas de maior vulnerabilidade do Recife”.
Com a decisão de ser a primeira dos candidatos a prefeito do Recife a fazer sua convenção, Dani Portela vai para as ruas já com material para mostrar, sobretudo bandeiras, e para distribuir: “uma semana depois da convenção que fizemos no início do prazo, eu e todos os candidatos a vereador já tinham o seu CNPJ” – celebra ela. O CNPJ é fundamental para quem é candidato pois sem ele não só pode receber recursos de campanha e nem produzir material incluindo santinhos. Tudo que for feito de propaganda tem que exibir o número do candidato registrado pela Receita Federal. Os demais candidatos de oposição ainda não divulgaram a programação desta sexta-feira.
João não vai perder tempo
Embora seja natural a oposição ir para a rua mais cedo, o prefeito João Campos, que é candidato à reeleição, também decidiu acelerar o passo. Sua programação ainda não está fechada mas a assessoria do prefeito confirma que o mesmo vai fazer sim um ato de campanha na sexta, sem horário definido. Tendo que conciliar a função de prefeito com a de candidato, ele vai precisar usar mais as noites e os finais de semana. Mas já no próximo domingo inaugura pela manhã seu comitê central na rua do Encanamento em Casa Amarela. Daniel Coelho vai ter dois comitês – um no Pina e outro na zona norte. Dani Portela vai também se dividir. Terá um comitê na rua Gouveia de Barros, em Santo Amaro, mas também vai estar na sede do PSOL, no Derby.
Antonio Campos continua intrigando
O advogado Antonio Campos, tio do prefeito João Campos mas do qual está afastado, soltou nota para a imprensa contra a candidata a prefeita de São Paulo, Tabata Amaral, do PSB, noiva de João, afirmando que ela adotou “postura antidemocrática em tentar tirar uma candidatura legítima em São Paulo pelo nosso partido, o PRTB, sem qualquer amparo legal”. E acrescentou: “venho expressar minha solidariedade a Pablo Marçal”. Pablo Marçal é candidato a prefeito pelo PRTB e está sendo acusado de não ter obedecido aos prazos legais de filiação partidária.
Gilson e as especulações
“Quem diz isso é porque não me conhece” – afirma o candidato do PL a prefeito do Recife, Gilson Machado, sobre as especulações de que estaria para desistir em função de desentendimentos com o presidente estadual do PL, Anderson Ferreira. Em Brasília, onde grava vídeos com o ex-presidente Bolsonaro para a TV e Redes sociais, ele acrescentou: “ eu sei que tem gente torcendo para eu desista mas essa palavra não está no meu vocabulário”.

Qual candidato de oposição vai juntar mais militantes esta sexta-feira?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com