Disputa pela vaga de candidato a prefeito do Recife da Federação PSOL/REDE mexe no tabuleiro de 2024

 

Desde que se uniram em torno de uma Federação, os partidos PSOL e Rede, que caminhavam separados nas eleições pernambucanas, vão enfrentar um debate acalorado em torno da disputa pela Prefeitura do Recife, no próximo ano. Poucos dias depois que a deputada estadual Dani Portela, do PSOL, pré-candidata a prefeita, venceu através do grupo que lidera, as eleições internas do seu partido para escolha da nova direção – seu grupo é o mesmo do deputado federal Guilherme Boulos, candidato a prefeito de São Paulo – o deputado federal Túlio Gadelha, pré-candidato pela Rede, resolveu contestar a possibilidade de escolha automática de Dani pela Federação, defendendo, em entrevista, a realização de uma pesquisa para definir o nome a representar o bloco em 2024.

Para se fortalecer no páreo, ele citou outros dois pretendentes – o vereador do Recife, Ivan Moraes, do PSOL, e o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago, da REDE. Alegou que, como há quatro pretendentes, o certo é definir por uma pesquisa. Falou, inclusive, que tem conversado com o PSOL a nível nacional, inclusive com Guilherme Boulos que estaria dialogando com o PSOL no Recife. A questão não é tão fácil de ser resolvida. O PSOL tem crescido no estado e na capital nas últimas eleições, enquanto a REDE que só tem dois nomes proeminentes, Túlio e Paulo Rubem, não possui deputados estaduais e nem vereadores na capital (o PSOL tem dois vereadores).

A conclusão tirada da decisão de Túlio foi a de que, em uma pesquisa, ele sairia na frente de Dani, Ivan e Paulo Rubem, por ser mais conhecido. Na eleição de 2022, ele teve 36.594 votos na capital para federal e Dani Portela teve 21.463 votos para a estadual. Considerando que os votos de estadual são mais pulverizados pelo grande número de candidatos o certo é dizer que Dani, se candidata a federal, poderia ter chegado perto de Túlio no Recife. A deputada entende que o PSOL, como é tradição, costuma respeitar a decisão das direções do partido a nível estadual e também nas capitais. “Se vai mudar agora não sei mas seria estranho”. Sem a interferência nacional, como o PSOL tem 70% dos votos da direção da Federação, o partido tem amplas chances de definir a parada por aqui mesmo.

Boulos pode abrir?

Candidato a prefeito de São Paulo, com o apoio do PT, Boulos pode, ao contrário do que fez em eleições passadas, abrir espaço nos estados para outros partidos que o apoiem na capital paulista, como é o caso da REDE. A candidatura de Túlio também tem a possibilidade de, se consolidando, contar com a simpatia da governadora Raquel Lyra. O deputado não só declarou apoio a ela no segundo turno da eleição de 2022 como andou a seu lado e a tem acompanhado em eventos no Palácio e em inaugurações no Grande Recife e no interior. Se entrar no páreo ele pode subtrair votos do prefeito João na classe média.

Roberto Freire perde a presidência do Cidadania

A direção nacional do partido Cidadania afastou da presidência da legenda o ex-deputado federal pernambucano, Roberto Freire, e empossou em seu lugar Plínio Comte Bittencourt, que era presidente do Rio de Janeiro. A substituição ocorre duas semanas depois que, aos berros, a executiva nacional discutiu a situação vivida pelo Cidadania, em transmissão ao vivo pela Internet. Freire foi o motivo principal do debate, acusado de estar há mais de 30 anos como presidente nacional do partido, sem abrir mão do posto.

PAC junta Raquel e Rui Costa

A governadora Raquel Lyra confirmou presença no lançamento regional do Novo PAC, o programa de obras e ações do Governo Lula. O evento, comandado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, será esta segunda às 10 horas no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). À tarde, também na companhia do ministro, Raquel faz uma visita às obras do Canal do Fragoso, entre Recife e Olinda, iniciadas na gestão Jarbas Vasconcelos e que até hoje não foram concluídas,

Recife anuncia conclusão de 900 obras

A Prefeitura do Recife informou este domingo que este ano já concluiu 900 obras do Programa Parceria, feito em parceria com as comunidades que fornecem a mão-de-obra. Segundo o prefeito João Campos, que esteve entregando a 900ª intervenção no Alto Nossa Senhora de Fátima, até o final do ano serão entregues mais 300 obras, totalizando 1.200, 20% a mais do que no ano de 2022.

Pergunta que não quer calar: que novidade sobre o Novo PAC o ministro Rui Costa vai apresentar hoje, além do que já foi anunciado pelo presidente Lula?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br – terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar