Deputadas se destacam na defesa de Raquel na Assembléia

Apesar de ainda estar com dificuldade para formar uma expressiva bancada na Assembleia, que assuma a defesa da sua administração, a governadora Raquel Lyra tem ganho, desde o início do ano, expressivo reforço no plenário para enfrentar a forte bancada de oposição. A deputados homens como Antonio Moraes, Joãozinho Tenório, Izaías Regis e, de forma cada vez mais presente, o deputado petista João Paulo, ganharam relevância duas mulheres: as deputadas Débora Almeida e Socorro Pimentel.
Filiada ao PSDB, mesmo partido da governadora, Débora é presidente da Comissão de Finanças – a segunda mais importante da casa- e membro da Comissão de Justiça. Socorro é do União Brasil e costuma fazer fortes pronunciamentos na tribuna. As duas que, no ano passado, estavam mais caladas até porque a oposição também estava recolhida, ganharam destaque este ano em comissões ou no plenário sempre a favor da governadora.
O posicionamento das duas não tem passado desapercebido e, da mesma forma que defendem, sem meias palavras, o Governo Raquel, elas ouvem críticas e cobranças dos oposicionistas. Esta segunda-feira até um artigo de Débora publicado no Diário de Pernambuco foi motivo de reclamações. Como ela falou do fim das faixas salariais da PM e desqualificou o discurso dos oposicionistas, chegou a ser citada pelo deputado Alberto Feitosa como alguém que estava “contribuindo para manchar a imagem do legislativo”.
Presença feminina
A deputada Débora Almeida que não respondeu a Feitosa, embora não fuja do debate, disse a este blog que “não faz a defesa de uma mulher – no caso da governadora – por ela ser mulher mas sim porque existe uma forma de falar e cobrar bem diferente quando falamos de homens e mulheres. Temos que lutar contra essas distorções e trabalhar pela igualdade, até mesmo nas cobranças”. Tanto ela quanto Socorro costumam mostrar que se Raquel fosse homem o tratamento dos colegas de oposição seria outro.
Davi e Jarbas Filho
Durante mais de dois meses Raquel tentou atrair o MDB para a sua base, chegando a oferecer uma vaga no secretariado para o deputado Jarbas Filho. Como ele teria que se licenciar da Alepe e o suplente era o vereador Davi Muniz, do PSB, o próprio Palácio entrou em contato com o vereador para que ele integrasse a bancada governista na Alepe. Jarbas e Davi, porém, não chegaram a se entender e o resultado foi o MDB apoiar João. Agora Davi se filiou ao PSD e vai apoiar Daniel Coelho.
Andrea de Paula será candidata a vereadora
A secretária de desenvolvimento social e direitos humanos de Olinda, Andrea de Paula, se despediu do cargo esta segunda-feira para, segundo afirmou, se dedicar às eleições de 2024. Ela vai ser candidata a vereadora do Recife. Filha do ministro André de Paula, tem grandes chances de se sair bem na disputa.
Raquel cala PP e PL
Com o argumento de que teria que viajar aos Estados Unidos, a governadora Raquel Lyra ganhou tempo para resolver o problema criado em sua base com o PP e o PL disputando o Detran. Antes de viajar ela falou com os dois partidos que aguardassem sua volta para o assunto ser resolvido. E pediu calma. Anderson e Eduardo da Fonte não estão nem atendendo telefonemas de jornalistas.

Que espaço a governadora vai oferecer ao PL, caso ele saia do Detran?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com