Deputada Roberta Arraes volta à Alepe e pode embaralhar o jogo eleitoral em Araripina
A cúpula do PP em Pernambuco e seus deputados estaduais estarão esta manha na Assembléia Legislativa para assistir a posse da deputada Roberta Arraes, de Araripina, que assume temporariamente a vaga do deputado pastor Cleiton Collins, que se licenciou por 120 dias para coordenar a campanha majoritária da legenda em todo o estado. Roberta é considerada nos meios políticos como vítima de “uma tremenda injustiça” pois, apesar de ter tido em 2022 mais de 42 mil votos, ficou na primeira suplência enquanto outros deputados tiveram votação inferior à dela e assumiram pois estavam em legendas onde os candidatos foram menos votados mas, na soma dos votos, conseguiram conquistar cadeiras com menor número de sufrágios.
Mas o que está por trás da volta de Roberta é a disputa pela prefeitura de Araripina, um dos municípios mais importantes do sertão pernambucano. Bem cotada em todas as pesquisas, ela é candidata a prefeita pelo PP e o realce como deputada será importante neste momento de pré-campanha. Araripina vive uma guerra de narrativas entre o prefeito Raimundo Pimentel, que se filiou recentemente ao PDT, e o seu vice Evelásio Mateus, pedetista há anos, que se lançou candidato a prefeito sem o apoio de Raimundo e passou a disputar com ele o comando da sigla.
A candidata de Raimundo Pimentel é sua ex-secretária de educação Ana Paula Ramos, também filiada ao PDT. A última pesquisa realizada no município pelo Instituto Simplex, e divulgada pelo Blog de Elielson aponta Roberta com quatro pontos a menos que o vice-prefeito – ele tem 28,6% e ela 24% – e com 19% na frente da candidata do prefeito (ela tem 30,2% e Ana Paula 11%). Não se sabe o dia em que esta guerra vai acabar mas isso terá que ocorrer até o dia 5 de agosto, prazo final para as convenções. O prefeito é muito bem avaliado em todas as pesquisas mas dificilmente conseguirá o apoio do vice para sua candidata, caso vença o embate. Isso deixa ao PP e a Roberta a possibilidade de ir em busca dos votos dos insatisfeitos hoje aliados ao vice-prefeito para tentar ganhar a eleição.
Raquel ganha uma aliada
Embora o deputado pastor Cleiton Collins seja da base da governadora Raquel Lyra, pois é do PP, a governadora ganha com a entrada de Roberta na Alepe mais uma aliada em Araripina. A outra é a adversária de Roberta, a deputada Socorro Pimentel, esposa do prefeito Raimundo Pimentel. Socorro está na base do Governo desde que assumiu o mandato. Quando estava na Alepe, Roberta foi presidente da Comissão de Saúde e diz que conseguiu levar muitos benefícios para o município na época da pandemia quando foram instalados segundo ela, “20 leitos de UTI geral e 10 de UTI infantil na cidade. Além disso conseguimos o Aeroporto que hoje tem três voos semanais para o Recife”-completa.
Votos no município
Dos 42 mil votos que teve em 2022 Roberta conseguiu 14.404 votos em Araripina e sua adversária, a deputada Socorro Pimentel, teve 19.290 votos. Como nem Socorro e nem o esposo Raimundo Pimentel concorrerão à eleição municipal ela passou a ganhar realce na campanha e pode surpreender. Vai depender, como está acima, de como vai terminar a luta pelo controle do PDT.
Com duas aliadas em palanques diferentes em Araripina o que vai fazer a governadora Raquel Lyra durante a campanha?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com