Depois de optar por uma indicação política no Detran, Raquel escolhe um técnico para o DER

 

Embora esteja abrindo espaço para indicações políticas no segundo escalão, a governadora Raquel Lyra vai continuar buscando técnicos para órgãos importantes. Desta forma, depois de colocar no Detran um ex-auxiliar de Anderson Ferreira, do PL, Carlos Ferreira, a governadora bateu o martelo na escolha do novo diretor-presidente do DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem). Será o engenheiro civil Rivaldo Melo, funcionário concursado da ANAC mas que está em Pernambuco há 10 anos, cedido à AGU. Ele tem especialização na área de estradas.

Como prometeu acelerar o processo de escolhas a partir de agora – disse a um deputado que a demora se deveu à necessidade de antes cumprir os prazos de definição das comissões da Assembléia – a governadora deve soltar, de forma cada vez mais célere, os nomes escolhidos. Antes só tinha atendido o PP, por ter sido um partido que subiu inteiro em seu palanque no segundo turno, e porque os Progressistas, apesar de terem perdido a Secretaria de Agricultura e o Porto do Recife , estavam no comando de vários outros órgãos, que devem permanecer com a legenda, incluindo a Ceasa e, possivelmente, o Lafepe.

A bola da vez em termos políticos está mesmo com o União Brasil e o Solidariedade, este último através de negociação direta com os deputados estaduais, já que Marília Arraes e sua irmã, a deputada federal Maria Arraes, têm o comando da legenda no estado. Mesmo não estando disposta a dar à classe política o mesmo volume de cargos ofertados pelo PSB, a governadora instruiu todos os seus secretários a receber com atenção os deputados estaduais, sem distinção partidária. Isso em função de que todos têm direito a emendas parlamentares que redundam em obras nos municípios. Como ex-deputada federal a governadora sabe que na época do PSB as emendas dos deputados de oposição dificilmente eram liberadas. Pelo visto ela quer fazer diferente.

Teresa com contas aprovadas

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral aprovou ontem as contas de campanha da senadora Teresa Leitão. Os desembargadores acataram a decisão do relator, desembargador Roberto Machado. Ele defendeu a tese de que a prestação da senadora foi apresentada com “erros formais” que foram sanados, não havendo motivo para punição. Segundo o desembargador, houve erro formal na primeira prestação de contas mas a senadora entrou com embargos, que foram aceitos, permitindo a reanálise do caso.

Raquel no BID

A governadora Raquel Lyra participou esta segunda-feira em Brasília do V Forum Internacional da Rede Subnacional de Gestão Fiscal e Descentralização da América Latina e Caribe promovido pelo BID. Ela apresentou o painel “Situação e desafios da coordenação entre os níveis de governo: uma perspectiva internacional”. Falou também de avanços da atual gestão do estado com a reforma administrativa, aprovada pela Alepe, e que adequou a estrutura organizacional e incluiu nos objetivos do Governo o Desenvolvimento Regional e a Gestão Metropolitana; o Programa Anticorrupção; a prorrogação do Fundo de Equilíbrio Fiscal e o Plano de Qualidade do Gasto Público que prevê redução de R$ 150 milhões nos gastos de contratos.

Noronha junta Lula e Raquel

O presidente Lula assina nesta quarta-feira no Palácio do Campo das Princesas o novo contrato de Gestão do Território de Fernando de Noronha pelo Estado e União. A assinatura caiu como uma luva na agenda de Raquel que tinha programado convidar o presidente a ir a Palácio para um almoço. Ela deve aproveitar a ocasião para falar com o presidente sobre o ramal de Pernambuco da Transnordestina, pelo qual tem lutado mas que, para viabilização, precisa do empenho de Lula e de investimento privado.

Dueire e o metrô

O MDB de Pernambuco disputa com o PP o comando do Metrorec. Se depender de questões técnicas, o MDB pode ganhar a batalha. Quem está na negociação é o senador Fernando Duere que é ex-funcionário do Metrorec e já esteve com o ministro das cidades, Jáder Barbalho. A pedido do ministro ele está elaborando um documento sobre as saídas para viabilizar a operação de todas as linhas que, frequentemente, são afetadas por defeitos nos trens, muito antigos e precisam ser repostos.

Pergunta que não quer calar: quem vai se beneficiar mais da vinda de Lula a Pernambuco, o prefeito João Campos ou a governadora Raquel Lyra?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar