Depois de encontro com Humberto, Raquel vai

receber esta semana a senadora Teresa Leitão

 

 

A governadora Raquel Lyra deve se encontrar esta semana com a senadora Teresa Leitão, do PT. Em pauta, a questão que envolve os professores do estado, categoria que Teresa sempre defendeu em seus mandatos na Alepe. Receber Teresa logo depois de Humberto seria uma sinal claro de aproximação com o PT? “Nossa pauta é educação” afirmou a este blog este domingo, a senadora que conversou rapidamente com a governadora na abertura do Festival de Inverno de Garanhuns. Na verdade, desde que teve início o movimento dos professores que Teresa fez chegar à vice-governadora Priscila Krause e à própria Raquel a necessidade de conciliação.

Fontes do Palácio apontam que a governadora não pode garantir aumento para toda a categoria este ano mas nada impede um entendimento com a classe. Vale ressaltar que o Governo conseguiu na Justiça na semana passada uma antecipação de tutela contra a greve dos professores, marcada para ser iniciada esta terça-feira. Isso significa que, caso haja paralisação, o Sintepe, sindicato da categoria, terá que pagar multa diária de R$ 50 mil. Teresa é pessoa credenciada para falar pelos professores que garantiram vários mandatos a ela na Assembléia. Além de professora, ela sempre se destacou na pauta de educação a nível estadual e agora faz o mesmo a nível federal, como senadora e membro da Comissão de Educação do Senado.

Raquel vem aos poucos demonstrando intenção de dialogar com o PT e tem encontrado o caminho aberto junto ao presidente Lula que tem lhe garantido apoio federal para os projetos pernambucanos. No início deste mês o próprio presidente convidou os senadores petistas Humberto e Teresa para uma solenidade em Brasília na qual a Caixa Econômica garantiu um empréstimo de R$ 1,7 bi a Raquel para obras de infraestrutura e sociais no estado. Realizada no Planalto, a solenidade era para ter a presença apenas do presidente, da primeira-dama, da governadora, da presidente da Caixa e dos senadores mas acabou contando com alguns deputados federais pernambucanos que foram espontaneamente ao evento.

Governadora não passa recibo

Apesar de muito criticada pelo prefeito Sivaldo Albino, durante a organização do Festival de Inverno de Garanhuns, quando ele reclamou por não ter sido ouvido, a governadora Raquel Lyra não só ficou junto dele, conversando, durante a solenidade de abertura do festival na última sexta-feira, como fez um apelo ao entendimento. “Prefeito, vamos pensar em Garanhuns, uma cidade da qual eu gosto muito”- afirmou a governadora. Além do festival que continua até o final do mês, no princípio de agosto, Raquel volta ao município para a assinatura da ordem de serviço da obra de duplicação da BR-423.

Segurança em pauta

Está marcado para o próximo dia 31 o lançamento do programa de segurança pública do estado a ser tocado na atual administração. A governadora, que já lançou o “Juntos pela Educação” batizou o novo projeto  de “Juntos pela Segurança”. O propósito é unir a sociedade e fazer altos investimentos no aparelho de segurança para reduzir os altos índices de violência. Entre os 50 municípios mais violentos do país, conforme pesquisa recente, Pernambuco tem 5. O mais problemático é o Cabo de Santo Agostinho.

Silvério deixou saudades

Apesar de não ter gostado da decisão do ex-secretário de Cultura, Sílvério Pessoa, de deixar o cargo na véspera do Festival de Inverno de Garanhuns,  a governadora não tem feito críticas ao ex-auxiliar. Uma pessoa próxima a ela informou a este blog que ela é grata a Silvério por ter aceitado o convite para fazer parte do secretariado, ajudando na montagem da equipe. O que se comenta, porém, é que ele soube antecipadamente das demissões na sua pasta.

Pergunta que não quer calar: até onde vai chegar a aproximação de Raquel com o PT pernambucano?

Foto: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar