Dando uma no cravo e outra na ferradura, Raquel vai mostrando seu estilo de Governo

 

Uma conhecida expressão popular – “dar uma no cravo e outra na ferradura” – é costumeiramente utilizada para expressar o estilo de quem tem o propósito de agradar aos dois lados de uma mesma moeda, sem ferir suscetibilidades. A governadora Raquel Lyra, que andou batendo cabeça com a Assembléia Legislativa durante a maior parte dos seus seis primeiros meses de mandato, conseguiu, neste início de semana, mostrar um jogo de cintura que não se desconfiava de que viria a ter: na segunda-feira, entregou 101 ônibus escolares a municípios, em sua maioria indicados por deputados estaduais que já fazem ou desejam fazer parte de sua base de apoio; e, na terça, deu posse a 16 novos gerentes regionais de educação escolhidos, pela primeira vez, por mérito, fugindo às indicações politicas. O que não agradou a Assembléia.

Nos dois casos, porém, ela acabou atraindo para junto de si dezenas de parlamentares. No primeiro dia, porque eles fizeram questão de estar ao lado dos seus prefeitos, recebendo da governadora os coletivos e demonstrando que estavam prestigiados pela nova administração – isso é fundamental para quem vai disputar eleições municipais em 2024 – e , no segundo dia, porque, embora não tenham sido ouvidos, os novos gerentes regionais de educação são pessoas às quais vão precisar recorrer em suas bases pois eles comandarão a educação, uma das áreas mais importantes do Governo.

No caso dos ônibus, como reconheceu o próprio presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, o gesto da governadora vai ajudá-la a formar uma base sólida na casa. Só agora se sabe, por exemplo, que os 30 votos que o Governo teve para aprovar o projeto do piso dos professores decorreu em parte disso pois os parlamentares já sabiam que seriam atendidos em suas bases. Já na questão dos gerentes regionais de educação a seleção por mérito qualifica a gestão e Raquel fez a escolha sem discriminar ninguém, nem mesmo seu principal adversário, o PSB. Um dos mais qualificados dos escolhidos, o professor Paulo Dutra, é socialista e trabalhou nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. O edital de seleção rezava que seria escolhida uma lista tríplice cabendo à governadora optar por um dos três primeiros, independente da posição alcançada. Ela podia ter escolhido qualquer um dos outros dois classificados com Paulo Dutra mas preferiu nomeá-lo.

 

Gilson e o Rei

 Entrevistado esta terça-feira pelo programa Pânico da Jovem Pan, o ex-ministro Gilson Machado disse só teve menos votos que Bolsonaro em Pernambuco. Sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito do Recife, disparou: “ Em Recife falta uma pessoa para bater de frente no Rei. Eu não tenho nada contra o prefeito. Ele foi meu hóspede até na pousada, mas é questão de projeto”.


Barômetro aposta em Tarcísio

O Barômetro do Poder, da Infomoney, que faz análises com, base em entrevistas com analistas independentes e representantes de casas de análise de risco, publicou seu levantamento entre 28 e 30 de junho – o mais recente – em que 64% dos ouvidos acreditam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ocupará o espaço político de Bolsonaro. Só 29% acreditam em Romeu Zema neste lugar e apenas 7% em Michelle Bolsonaro. A quase totalidade aposta que Bolsonaro vai manter sua candidatura até os 45 minutos do segundo tempo, como fez Lula em 2018. Um dos ouvidos é o sociólogo pernambucano Antonio Lavareda, do Ipespe.

João x Raquel

A abertura de um buraco na avenida Recife esta semana que engoliu um automóvel foi o estopim de um bate-boca entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. A PCR soltou uma nota dizendo que a culpa foi de um cano da Compesa, versão repetida pelo prefeito João Campos, já a estatal informou que o vazamento de um cano de pequena dimensão no local jamais provocaria o que aconteceu e remeteu a culpa para a Emlurb, da Prefeitura, que é responsável pela manutenção urbana e teria feito uma obra no local há pouco tempo. João ficou brabo e foi ao twitter dizer “ a PCR vai recompor a rua. Não vamos esperar a Compesa assumir o que lhe cabe e deixar que a população siga prejudicada. Depois vamos multá-la”.

Fenearte vende ingressos

A fenearte que tem início esta quarta-feira e vai até o dia 16 está vendendo ingressos pela internet. Basta acessar o site fenearte.pe.gov.br através da acessoticket.com/fenearte. Este ano a feira, que enaltece os loiceiros pernambucanos e, além do Centro de Convenções vai contar com programações paralelas em mais de 50 espaços culturais e restaurantes do Recife e Olinda.

Pergunta que não quer calar: afinal, foi a Emlurb ou a Compesa a responsável pelo buraco na avenida Recife?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar