Criticado, prefeito reage: “uma cidade com 487 anos não vai ter seus problemas resolvidos em quatro”

 

A Prefeitura do Recife anunciou esta segunda-feira a construção de uma ponte sobre o canal do Arruda, na confluência com o Rio Beberibe. Como o projeto não está pronto, a foto apresentada foi a do canal como um todo. A pressa na divulgação pode ser um sintoma da necessidade de resposta às críticas que o prefeito João Campos tem ouvido dos quatro principais adversários que está enfrentando nesta eleição. Ele próprio não deixou por menos em sabatina no Porto Digital. Afirmou que só em 2023 investiu R$ 800 milhões em infraestrutura urbana, sendo R$ 230 milhões nos morros da cidade e acabou lembrando a idade do Recife, acrescentando: “olhar para uma cidade de 487 anos e achar que vai ver tudo ser resolvido em quatro anos, não vai não”.

A verdade é que esta é uma das campanhas para prefeito do Recife com maior número de candidatos de oposição, todos em condições de usar as redes sociais para mostrar o esgoto a céu aberto na periferia, como fez ontem Gilson Machado. Fora isso Daniel e Gilson juntos vão ter no programa eleitoral gratuito quase o mesmo tempo do prefeito. Mas, enquanto o guia eleitoral e suas famosas inserções não estreiam – vão entrar no ar esta sexta-feira – João Campos tem sido criticado dia e noite em entrevistas, sabatinas e em vídeos no instagran aos quais é impossível se contrapor sozinho. Daí a necessidade de responder.

Daniel (PSD), Gilson (PL) e Técio Telles (Novo) têm, cada um a seu modo, feito críticas que o PSB costuma colocar no mesmo saco, chamando-os de direitistas ou bolsonaristas mas pelo menos um dos nomes da oposição, a candidata do PSOL, Dani Portela, além de não poder ser enquadrada nesse ramo ideológico, – tem dito ser o único nome de esquerda nessa eleição- tem sido a mais ácida ao apontar o que chama de “falhas” na administração da capital. Ela introduziu no debate o que será mais difícil de responder de tudo que se disse até o momento: denunciou que creches e escolas municipais têm adotado o rodízio para poder atender aos estudantes e crianças do pré-escolar e ontem acrescentou que o rodizio também está sendo praticado nos postos de saúde.

Bolsonaro, pode

 O desembargador eleitoral, Felipe Campos, derrubou esta segunda-feira decisão de juíza Priscila Vasconcelos que proibiu o candidato do PL a prefeito da cidade de usar nas suas redes sociais e na propaganda de TV as imagens da carreata que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou naquela cidade no dia 8 deste mês. A magistrada alegou que o ato se caracterizara como campanha antecipada, sendo, portanto ilegal. Fernando Rodolfo recorreu da decisão alegando censura e justificando que em nenhum momento do evento, Bolsonaro pediu votos para ele ou sequer fez alusão a isso. Ganhou a parada.

Gravações para o guia

Desde o final de semana, o que é muito comum nessa época de véspera de eleição, os candidatos a prefeito da Região Metropolitana começaram a colocar em suas agendas diárias momentos destinados a gravações de TV e Rádio. Como nas inserções – comerciais exibidos ao longo do dia – não se pode usar nenhuma imagem externa, os candidatos são muito mais demandados pelas assessorias para gravar falas sobre suas propostas de Governo. Tem. gente gravando até no período da noite.

Depois da apresentação de suas propostas qual candidato de oposição vai fazer a primeira crítica à administração municipal na TV?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar