Crescimento do PP, no embalo de Raquel, pode levar o partido a 1.o lugar no estado

 

Indagada por um interlocutor, logo no início do seu mandato, sobre como ia conduzir os entendimentos com os deputados estaduais, a governadora Raquel Lyra observou: “não posso me desentender com Dudu (deputado federal Dudu da Fonte, presidente estadual do partido) pois o PP está me garantindo sustentação na Assembléia”. De lá para cá, a bancada do Governo cresceu com a atração de parlamentares de outras legendas mas ainda hoje o PP sempre chega com os 8 votos que tem para socorrer o Palácio nas pautas mais espinhosas e ocupa, com o deputado Antonio Moraes, a presidência da Comissão de Legislação e Justiça, fundamental para os projetos tenham andamento na casa.

A interferência de Moraes foi fundamental, por exemplo, para que esta segunda-feira saísse aprovado na CCJ o projeto governamental que aumenta a alíquota do ICMS, reduz o IPVA e concede outros benefícios aos contribuintes. Deputados de oposição sustentaram por mais de uma hora ataques ao texto oficial, incluindo erros em tabelas preparadas pela Secretaria da Fazenda, mas Moraes não se abalou. Colocou tudo em votação e o resultado acabou sendo de 5 votos a favor e 2 contra (dos deputados Sileno Guedes e Waldemar Borges, do PSB). Outro progressista de papel relevante pró-Raquel na Alepe é o deputado Kaio Maniçoba.

O relacionamento dos Progressistas com o Palácio é tal que o PP, usando a habilidade do seu presidente, deputado federal Eduardo da Fonte, está aproveitando as circunstâncias para crescer numa região que lhe era hostil, o Grande Recife. Além de manter sob o seu manto prefeitos candidatos à reeleição como Keko do Armazem, no Cabo e Edmilson Cupertino, em Moreno; está lançando a deputada federal Clarissa Tércio, em Jaboatão; o vice prefeito Márcio Botelho, em Olinda; acaba de conquistar a prefeita de Ipojuca, Célia Sales e promete candidato competitivo em Camaragibe. “Temos 37 prefeitos e queremos chegar a mais de 50 em 2024 “- diz Dudu que planeja aumentar “para, no mínimo, 10 deputados a bancada do partido na Alepe até a eleição de 2026”. Hoje, além dos 8 votos progressistas ele tem ingerência sobre o deputado Dannilo Godoy, do PSB e ,agora, de Romero Sales, do União Brasil.

De Lula a Raquel

Conhecido por saber compor chapa competitiva e se relacionar bem com todos, Dudu exerce a proeza de estar ao mesmo tempo com Lula e Raquel, o que lhe garante espaço na máquina estadual e na federal ( acaba se conseguir a superintendência do Metrô do Recife que é federal). Ele acha que atrai apoios para o partido “pela coerência, nunca saímos do trilho. Sempre apoiamos Lula e recebemos da direção nacional poderes para isso antes da eleição de 2022 e com Raquel fechamos apoio a ela no segundo turno e vamos continuar fiéis na Alepe”. Recentemente quando indagado por um amigo porque não chiou na hora que ficou sabendo que o PP não teria secretário, ele respondeu: “da governadora eu quero é apoio para ajudar a eleger nossos prefeitos e quem tem o poder é ela. Qual candidato quer ficar contra o Palácio?”.

O que possui

Na verdade, o PP hoje controla a Ceasa, o IPEM, Lafepe e Iterpe . Indagado se pretende levar o partido a ser o maior no estado em espaço na Alepe e em prefeitos, Dudu afirma: “não será surpresa, trabalhamos para isso”. Ele não pensa em lançar candidatos no Recife e em Caruaru: “nesses dois municípios vamos apoiar o candidato ou candidata da governadora”. No interior ele quer ter candidatos competitivos em 80 municípios. Quanto à Alepe, hoje só tem mais parlamentares que o PP na casa, o PSB, mas os socialistas só contam com fidelidade certa de 6 dos 13 da legenda. Os demais ou voltam sempre com. o Governo ou algumas vezes.

Silvio Filho ministro

Esta quarta-feira o presidente Lula dará posse ao novo ministro dos Portos e Aeroportos, que será o pernambucano Sílvio Costa Filho. Com ele, o estado passa a ter quatro ministros. Os demais são José Múcio Monteiro, da Defesa, Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia e André de Paula , da Pesca e Aquicultura. Há ainda outro pernambucano em destaque no staff principal do presidente: Jorge Messias, advogado-geral da União.

Policiais e servidores nomeados

O Governo do estado informou que com os 338 policiais penais nomeados esta terça-feira, a governadora Raquel Lyra alcança o número de 4.300 servidores concursados empossados “nos pouco mais de oito meses de gestão, o maior conjunto de nomeações da história”. Teve um sabor especial para o Palácio a nomeação dos policiais penais pois no lançamento das bases do programa Juntos pela Segurança, recentemente, os concursados fizeram um cinturão de um lado e outro da entrada do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, para aplaudir a governadora.

Pergunta que não quer calar: se tornar o PP tão grande quanto pretende, o que Dudu da Fonte vai representar na composição da chapa de 2026 ?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com – redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar