Comissões  da Assembleia Legislativa se reúnem este sábado para eleger presidentes e vices

 

As comissões de Justiça, Finanças e Administração da Assembleia Legislativa voltam a se reunir na manhã deste sábado para eleger os novos presidentes e vices dos colegiados, atendendo a convocação do presidente interino, deputado Rodrigo Farias, do PSB. Ontem houve reunião também pela manhã mas não foi possível fazer a votação porque não estavam presentes todos os membros titulares das referidas comissões uma vez que a bancada governista decidiu não dar quórum.

Este sábado, mesmo que alguns desses membros faltem, se houver presença da maioria a eleição vai poder ser feita. Na comissão de Justiça apresentaram-se como candidatos a presidente pela Oposição o deputado Alberto Feitosa, do PL, e pela Situação a deputada Débora Almeida, do PSDB. Na Comissão de Finanças o candidato a presidente pela Oposição é o deputado Antonio Coelho, do União Brasil (a situação não apresentou candidato até porque a presidente Débora Almeida sequer iniciou os trabalhos e se ausentou do recinto, alegando que o não cumprimento do regimento interno impedia deliberação. Na Comissão de Administração também só há candidato de oposição, o deputado Waldemar Borges, do PSB.

A bancada governista passou a tarde de ontem reunida discutindo a entrada com ações na própria Assembleia  e na Justiça para suspender o processo de formação das comissões e a escolha de dirigentes. A líder do Governo, Socorro Pimentel, entrou com pedido de suspensão à Mesa Diretora da Alepe alegando que o presidente Rodrigo Farias decidiu que as comissões precisavam estar formadas até as 18 horas da quinta-feira e as indicações do deputado Antonio Coelho, líder do União Brasil só deram entrada às 19h40m e mesmo assim foram aceitas e publicadas.

Sobrou até para procurador

O procurador da Comissão de Justiça da Assembleia, Paulo Pinto, aprovado em primeiro lugar no concurso a que se submeteu, é muito respeitado por todos os deputados e ouvido pelos presidente da comissão, sejam de que partido forem. Mas esta sexta, no calor dos debates sobre a escolha dos novos presidente e vice, o deputado Antonio Coelho sugeriu ao microfone que fosse chamado até a comissão o procurador geral da Casa para dirimir dúvidas. Pinto não gostou: “ eu também sou procurador tanto quanto ele “ . Sua voz calou fundo na comissão e Coelho desistiu do pedido.

Blocos na Alepe causam confusão

A criação de blocos na Assembleia para formação e escolha dos presidentes de comissões teve origem há dois anos. Os blocos juntam legendas com afinidades mas nem sempre isso acontece. Ontem deu confusão a decisão do PSB de apoiar a indicação do deputado do PL, Alberto Feitosa, para presidente da Comissão de Justiça. Como a formação de blocos pressupõe que todas as decisões são tomadas coletivamente, o PSOL não gostou de saber que, unido ao PSB, também corroborava com a escolha de Feitosa, e soltou nota desautorizando qualquer membro do partido a apoiar bolsonarista. Sobrou para a deputada Dani Portela, que representa a legenda na casa.

Quando vai terminar a briga entre Oposição e Situação sobre a formação e escolha de dirigentes das comissões da Assembleia?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar