Com o reforço de Samuel Salazar (MDB) bancada do PSB na Câmara do Recife chega a 18 vereadores

 

O início da janela partidária – período em que os vereadores podem mudar de legenda sem perder o mandato – está provocando grandes mudanças na composição das bancadas partidárias na Câmara de Vereadores do Recife e aumentando a base de apoio do prefeito João Campos, candidato à reeleição. Os movimentos realizados até agora vão garantir ao prefeito o apoio de 29 dos atuais 39 vereadores, segundo o líder do Governo na casa, vereador Samuel Salazar, que está deixando o MDB para se filiar ao PSB depois que se convenceu de que os emedebistas vão estar na base de apoio da governadora Raquel Lyra. “Achava que o MDB poderia ficar com João mas não é isso que está acontecendo então preciso mudar e acompanhar o prefeito”- afirmou a este blog.

Com as reformulações, o PP pode ficar em segundo lugar em representatividade na Câmara com 3 vereadores já garantidos (Michelle Collins, Ronaldo Lopes e Doduel Varela) e um que ainda pode se incorporar à legenda, segundo o deputado federal Lula da Fonte. O PT terá a terceira bancada com os atuais três vereadores. Mais três parlamentares, Tadeu Malheiros, Junior Bocão e Alcides Cardoso, vão estar na mesma legenda pela qual o secretário de turismo, Daniel Coelho, vá disputar a eleição de prefeito (ainda não houve definição). O Republicanos ficará com os vereadores Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho; O PSOL com Ivan Moraes (que não vai disputar este ano ) e Elaine Cristina. O PCdoB, que tem dois vereadores vai ficar apenas com Cida Pedrosa, já que Almir Fernando está migrando para o PSB. O PL até agora fica com um vereador, o atual Fred Ferreira. O PV com Marco Aurélio , que deixou o PRTB. O Novo, que não tem vereador, ganhou um : Felipe Alecrim que deixou o PSC e se filiou à legenda. Ainda não definiram seus caminhos os vereadores Paulo Muniz (Solidariedade), Edinho Florêncio (Podemos) e  José Neto (PROS).

A oposição ficará restrita aos 3 ou 4 vereadores do PP; os 3 já fechados com o secretário Daniel Coelho; Fred Ferreira, do PL; e os dois do PSOL: Ivan Moraes e Elaine Cristina. Todos os demais, mesmo aqueles que não se filiarão ao PSB, devem engrossar o palanque do prefeito João Campos. Isso dará ao prefeito a certeza de um grande movimento nas bases populares da capital pois, com raras exceções, os parlamentares municipais são eleitos com votos das comunidades que representam. O candidato a prefeito do PL, Gilson Machado, por exemplo, só terá um vereador a apoiá-lo e Dani Portela terá Ivan (mesmo não se candidatando) e Elaine. Túlio Gadelha, se for realmente candidato, não terá representação legislativa, a não ser que Dani Portela desista e o PSOL o apoie.
                        
Assembléia atende as mulheres

                   A Assembléia Legislativa vai promover durante a semana que vem uma programação especial para as mulheres. O 1.o Forum Alepe Mulher promoverá de segunda a sexta pela manhã no auditório Sérgio Guerra palestras com especialistas nas áreas de educação, mercado de trabalho, saúde mental, legislação e representação política. Haverá ainda oficinas e cursos de capacitação. O painel “Enfrentamento à Violência”contará com a participação  da primeira mulher beneficiada pela Lei Maria de Penha, Cileide Cristina da Silva. Estão à frente da organização do evento as deputadas Dani Portela, Rosa Amorim, Simone Santana, Gleide Ângelo, Socorro Pimentel e Débora Almeida.

Crediamigo feminino

              O Banco do Nordeste anunciou ontem que em 2023, pela primeira vez, as operações do Crediamigo, programa de microcrédito rural da instituição, beneficiou mais mulheres do que homens. No total 51% dos contratos foram celebrados com o público feminino chegando a mais de 296 mil microempreendedoras rurais. O montante destinado a elas chegou a R$ 2,8 bilhões, um aumento de quase R$ 1 bilhão em relação ao ano anterior.

Ipespe e as eleições portuguesas
 
             O Instituto de Pesquisas pernambucano Ipespe vem acompanhando diariamente a tendência de voto dos portugueses que vão às urnas neste domingo. Nas sondagens feitas esta sexta-feira a Aliança Democrática, de centro direita, conserva a primeira posição nas intenções de voto, seguida do Partido Socialista que está no poder e do Chega, um partido de direita radical, que tem feito muito barulho na busca pelo voto e na condenação aos imigrantes. Indagados pelo instituto sobre quem acham que ganha a eleição 45% dos ouvidos disseram que é a Aliança Democrática, 35% que é o PS e apenas 16% o Chega. De qualquer forma, quem ganhar,  para ter maioria no parlamento vai precisar se compor em torno do Primeiro Ministro.

Com o apoio de 29 dos 39 vereadores do Recife, quem segura o prefeito João Campos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar