Com miscelânea de partidos em disputa, eleição na Região Metropolitana é campo aberto

 

Preferidos em seus municípios, João Campos e Labanca nevaram no Carnaval

Com exceção do PSB, favorito na eleição para prefeito do Recife, com João Campos, e de São Lourenço da Mata, com Vinícius Labanca, a eleição deste ano na Região Metropolitana é um campo aberto em termos de representação partidária. PP, PT, PL, Republicanos, PSD, PCdoB, PSDB, Solidariedade, Podemos e União Brasil vão lutar, cada um a seu modo, e usando as armas disponíveis, pelos votos dos pouco mais de 3 milhões de eleitores dos 14 municípios que formam a área mais litorânea e populosa do estado.

Em Jaboatão, a luta política reúne como principais candidatos, Mano Medeiros (atual prefeito) pelo PL, Elias Gomes (ex-prefeito) pelo PT e a deputada federal Clarissa Tércio pelo PP. É provável que o pleito vá para o segundo turno já que os três candidatos têm potencial de crescimento. Em Olinda, já está posta a candidatura de Mirella Almeida, do PSD, apresentada pelo prefeito professor Lupércio. O vice deve ser do PSDB com a governadora se engajando diretamente na disputa. A esquerda deve ser representada pela ministra Luciana Santos, do PCdoB, que já governou o município duas vezes. Se ela desistir da disputa o nome mais forte é o da deputada estadual Gleide Ângelo(PSB). Há outros candidatos mas aposta-se num afunilamento.

Em Camaragibe a disputa mais importante se dará entre o secretário Diego Cabral, do grupo da prefeita Dra Nadege, filiado ao Republicanos, e o ex-prefeito Jorge Alexandre, do Podemos, que hoje lidera as pesquisas.  No Cabo, o ex-prefeito Lula Cabral, do Solidariedade, à frente nos levantamentos de intenção de voto, tem como principal concorrente  o atual prefeito Keko do Armazem (PP). Em Paulista o atual prefeito Ives Ribeiro (PP) e o ex-prefeito Junior Matuto (PSB) são os nomes principais até agora mas está em gestação uma terceira via em torno ex-deputado Severino Ramos(PSDB). A terceira via se mobiliza diante do índice de rejeição de Ives e Matuto embora, pelo alto nível de conhecimento, os dois estejam à frente nas pesquisas.

Em Igarassu, Mário Ricardo é favorito

               O deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) é franco favorito em Igarassu contra a prefeita Elcione Ramos (PSDB) mas o candidato pode ser o filho de Mário, Miguel, que também pontua bem nos levantamentos. Em Itapissuma, Junior de Irmã Teca (PSD) vai enfrentar a oposição composta pelo ex-prefeito Cal Volia(sem partido) e o presidente da Câmara Gg de Zé Antonio (Republicanos). Em Ipojuca os candidatos principais são a vereadora Adilma (PP) candidata da prefeita Célia Sales (PP), o ex-prefeito Carlos Santana (PSB) e o presidente da Câmara, Deoclécio Lira (PT). Em Abreu e Lima, o atual prefeito Flávio Gadelha (União Brasil) está bem à frente nas pesquisas e deve enfrentar Dr Marquinhos (PT). Em itamaracá, o prefeito Paulo Batista (Republicanos) deve enfrentar o presidente da Câmara, vereador Ailton Aguiar. Em Arassoiaba o atual prefeito Jogle (PSD) vai enfrentar o ex-prefeito Joamil Bastos . Em Moreno, o prefeito Edmilson Cupertino(PP) vai enfrentar o candidato Heitor de Enoque (PL).

Recife e São Lourenço

          Os dois prefeitos melhor avaliados na Região Metropolitana, João Campos e Vinícius Labanca (PSB) enfrentam uma oposição ainda enfraquecida mas que deve ganhar gordura durante a campanha. Vinícius tem como opositor o ex-prefeito Jairo Pereira (PSDB) que ainda pontua muito pouco nas pesquisas, apesar de um nome consagrado entre os eleitores pois sua família tradicionalmente enfrenta os Labanca em alternância de poder. No Recife, João Campos vai enfrentar o secretário de turismo Daniel Coelho, que tem o apoio da governadora Raquel Lyra, a deputada estadual Dani Portela (PSOL) e o ex-ministro Gilson Machado (PL). O deputado federal Túlio Gadelha (REDE) terá dificuldade de levar à frente seu nome por estar atrelado ao PSOL em uma Federação. A luta da oposição é tentar levar a definição para o segundo turno, evitando que, eleito no 1.o, João Campos use sua influência nos demais municípios metropolitanos que têm eleição em dois turnos.

Quem vencerá a eleição nos municípios metropolitanos: a governadora Raquel Lyra e os partidos a ela aliados como PP, PSD e Podemos ou o prefeito João Campos e seus aliados como o Republicanos e o Solidariedade?          

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar