Com gabinete itinerante, senador Fernando Dueire entra na briga pela reeleição

No Senado Federal é público e notório que os senadores de mandato têm a preferência do seus partidos se desejarem disputar a reeleição. São os chamados candidatos naturais. Em Pernambuco este ano, apesar de existirem oito pré candidatos ao posto, só dois estão nesta condição: Humberto Costa(PT) e Fernando Dueire (MDB). Os petistas já decidiram lutar pela candidatura de Humberto, que vai encerrar seu segundo mandato, e até definiram que subirão no palanque onde o nome do senador estiver posto na chapa majoritária. O mesmo definiu o MDB a respeito do senador Fernando Dueire. Embora o partido apoie hoje o prefeito João Campos, caso Dueire não figure na chapa do PSB e venha a compor a chapa da governadora Raquel Lyra, os emedebistas mudarão de lado, como garantiu ao próprio senador, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.
Não à-toa, foi na companhia de Dueire que Raquel esteve com Baleia Rossi antes de anunciar a filiação ao PSD, e ele a convidou para se filiar à legenda. Com pouco tempo de Senado – assumiu interinamente quando o senador Jarbas Vasconcelos, do qual era suplente, tirou licença para tratamento de saúde e depois se efetivou com a renúncia de Jarbas- Dueire que se notabilizou ainda como suplente pelo bom relacionamento com os prefeitos. Não foi difícil, com a caneta na mão e a habilidade para empregar os recursos de emendas parlamentares, que ele virasse o senador municipalista como é conhecido.
Seu gabinete em Brasília vive permanentemente cheio de prefeitos e vereadores. Não satisfeito, ele deu o pontapé inicial da campanha pela reeleição esta quinta-feira, quando instalou um gabinete itinerante no município de Salgueiro e abriu a agenda para os prefeitos sertanejos e lideranças políticas dos Sertões Central e do Araripe. Despacha no local até este domingo pois na segunda já estará em outro gabinete, o de Brasília. As próximas regiões onde ele vai instalar esse gabinete já estão definidas: Sertões do São Francisco, Pajeú, Moxotó e Itaparica. Depois virão o Agreste e as zonas da Mata Sul e Norte.
Dueire diz que está só começando
Ouvido por este blog sobre o gabinete itinerante, Fernando disse “foi a forma que encontrei de materializar a pauta municipalista que tem norteado minha atuação. Descentralizar o mandato é estar mais próximo dos gestores locais e da população. É entender de perto as demandas e urgências das cidades, elo mais frágil da federação. O gabinete itinerante vai acontecer em todas as regiões de Pernambuco. Estamos só começando”.
Humberto na estrada
Quem também esteve esta sexta-feira na Mata Sul foi o senador Humberto Costa. Em Palmares e Água Preta reuniu-se com os prefeitos Junior de Beto (PP) e Miruca (PSB) aos quais entregou equipamentos agrícolas e ambulâncias do Samu. Também visitou outras lideranças políticas e se comprometeu a destinar emendas para os hospitais municipais das duas cidades. “Sou médico e fui ministro da Saúde. Sei da importância desse tipo de investimento. A saúde precisa ser sempre prioridade porque é ela que garante a vida das pessoas”- enfatizou.
João Campos em São Lourenço e Palmares
Este sábado, o prefeito João Campos vai participar no município de São Lourenço da Mata, do Congresso estadual do PSB que tem o objetivo de renovar as executivas e diretórios do partido no estado. No domingo será a vez do município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, onde o prefeito também confirmou presença, obrigando o diretório municipal a mudar de local sob a alegação de que ele indo a presença dos militantes será maior.

Em que palanques vão estar Humberto Costa e Fernando Dueire na eleição para o Senado em 2026?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com