Campanha iniciada e candidatos já sacodem redes sociais na escolha das fotos para a urna
“Um olho no padre e outro na missa” enuncia um ditado popular utilizado para expressar momentos em que uma pessoa precisar dedicar atenção total à realidade. A campanha eleitoral iniciada esta sexta-feira tem um pouco disso. Com as redes sociais a todo vapor, os candidatos precisam não só cuidar de ir às ruas, em busca do eleitor, como ter foco na Internet. Neste sentido, os quatro principais candidatos a prefeito do Recife encontraram uma forma de buscar interação em suas plataformas, usando uma trend (tendência no momento). Todos eles colocaram duas fotos na mesma postagem do Instagram e pediram aos internautas que escolhessem qual das duas desejam ver na urna quando forem votar.
Quem deu o ponta-pé inicial foi o candidato do PL Gilson Machado, depois foi a vez de Dani Portela(PSOL), seguida do prefeito João Campos (PSB), que também quer usar a foto preferida em sua plataforma, e de Daniel Coelho(PSD). As imagens buscaram expressar algumas características dos postulantes ao cargo de prefeito, embora a segunda opção mostre (ver reproduções abaixo) postura de sobriedade, como exige a Justiça Eleitoral. A exceção foi o prefeito João Campos que, como já enverga a imagem de administrador da capital, preferiu fotos bem comportadas. Os demais, além da foto com caráter oficial, buscaram na outra, inovar. Dani Portela escolheu uma foto confraternizando com um eleitor – o que deseja fazer muito daqui pra frente – além da sua tradicional de frente e com uma rosa na cabeça. Daniel aparece de verde( sua cor de campanha) em uma foto trabalhada e na outra com roupa de academia (uma camiseta sem mangas). O sanfoneiro Gilson Machado apelou em uma das fotos para sua conhecida sanfona.
As interações dos eleitores variaram. O prefeito João Campos teve sua postagem curtida até o final da tarde desta quinta por 95 mil pessoas sendo que 43 mil deixaram comentários. Gilson Machado, o primeiro a ter as fotos exibidas, tinha em sua postagem 19.700 curtidas e 7.542 comentários. A postagem de Daniel Coelho tinha 1.456 curtidas e 278 comentários, a de Dani Portela tinha 734 curtidas e 278 comentários. Ao contrário do que se poderia imaginar, os internautas se limitaram a fazer suas escolhas elogiando a iniciativa. Apenas o prefeito recebeu algumas cobranças, naturais de quem já está no poder, mas inexpressivas diante do volume de elogios.
Eleitores aplaudem inovações mas são tradicionalistas
Apesar de terem usado, claramente, a trend para passar outros recados, além da escolha da foto propriamente dita – Daniel foi exaltado por jovens como “crossfiteiro”, e Dani Portela levou algumas eleitoras a dizer que, como ela, vão votar com uma rosa no cabelo – os eleitores, em sua maioria, optaram pela foto mais sóbria dizendo que se coaduna mais com a imagem de um prefeito. No caso de João Campos a opção foi, em sua maioria até agora, pela foto em que ele está olhando para a frente e não para cima como mostra uma das opções. Quanto à sanfona de Gilson, os bolsonaristas a exaltaram mas sugeriram que ele a usasse, como disse um deles, “para fazer seu jingle de campanha”.
Como será a foto na urna
Na verdade, apesar da criatividade dos candidatos, a foto que vai para a urna eletrônica precisa obedecer a características específicas determinadas pela Justiça Eleitoral. Deve ser tirada de frente, preferencialmente colorida, sobre fundo uniforme e o candidato deve usar “trajes adequados” como diz o TSE – muitos preferem paletó ou camisas, no caso dos homens, ou vestidos ou blusas de mangas, no caso das mulheres – e é vedada a utilização de elementos cênicos ou outros adornos que sirvam de propaganda eleitoral ou dificultem o reconhecimento do candidato pelo eleitor. A exceção no caso de adornos é para os candidatos indígenas.
Algum ou alguns dos candidatos acima vão colocar na urna a mesma foto escolhida pelos internautas?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com