Campanha de 2024 em Jaboatão já está nas ruas
Segundo maior município do estado em número de habitantes, Jaboatão iniciou um ano antes a campanha de 2024 para prefeito. Este final de semana, o PP fez um evento, privilegiado até por parlamentares de outros partidos, para oficializar o nome da deputada federal Clarissa Tércio como sua candidata. Deve ser a única mulher de expressão eleitoral a concorrer ao executivo municipal no próximo ano mas já estão com os nomes praticamente lançados na disputa o atual prefeito, Mano Medeiros (PL) e o ex-prefeito Elias Gomes que deve deixar o MDB para se filiar ao PT, passando a representar a esquerda que até agora não tinha um nome forte para apresentar ao eleitorado jaboatonense. Falou-se na ex-deputada federal Marília Arraes mas ela não se entusiasmou entre outros motivos porque não conseguiria o apoio de sua antiga legenda.
Ontem, uma forte liderança do PT estadual informou a este blog que “estão muito bem encaminhados os entendimentos para que Elias se filie ao partido” e adiantou “ele não sofre objeção de nenhum grupo do partido. É quase uma unanimidade. Se vier para o PT será o nosso candidato”. Aliás, na última quinta-feira, quando foi lançada a biografia do senador Jarbas Vasconcelos, Elias foi abraçado com entusiasmo pela senadora Teresa Leitão e pelo deputado estadual João Paulo Silva, presentes ao evento. Enquanto Clarissa e Elias tiravam proveito dos encontros políticos, o atual prefeito Mano Medeiros iniciava este sábado a terceira etapa do “Bate Papo Regional”, programação em que leva todo o secretariado para apresentar à população o que está sendo feito e pedir sugestões. No mesmo local são oferecidos 40 serviços gratuitos, aumentando o comparecimento.
Com estes nomes definidos, a eleição de Jaboatão caminha para um clássico, tendo na centro-direita as candidaturas de Mano Medeiros e Clarissa Tércio e na centro-esquerda Elias Gomes, que pode conseguir levar para o seu palanque o ex-vereador Daniel Alves (PV). Desde que o ex-prefeito Anderson Ferreira foi eleito há 6 anos – deixou o cargo para ser candidato a governador – ficou patente a influência dos evangélicos em Jaboatão. Hoje 44% dos habitantes se dizem católicos e 35% evangélicos mas como os evangélicos, ao contrário dos católicos, participam ativamente dos pleitos, se tornam bem mais influentes. Tanto que Mano Medeiros, apesar de católico, tem o apoio de centenas de pastores e da família Ferreira, evangélica tradicional e Clarissa Tércio conta o grupo liderado por seu pai, o pastor Francisco Tércio, que já começou seu discurso dizendo que o povo de Jaboatão “sabe identificar os verdadeiros religiosos”, deixando a entender que os Ferreiras não seriam tão evangélicos assim.
Muita força
Se conseguir representar a esquerda, como pretende, o ex-prefeito Elias Gomes parte para o pleito com uma possibilidade, a de beneficiar da divisão dos evangélicos. Na verdade, tanto os Ferreiras, que apoiam Mano Medeiros, como os Tércio, de Clarissa, vão lutar por um mesmo bolo de votos, os de linha conservadora. Se não tiverem cuidado com a briga intestina, podem colocar Elias no segundo turno e aí o caldo pode engrossar. Sobre Clarissa o atual prefeito tem a força da máquina que comanda e do estilo que adotou de estar permanentemente nas ruas. Nos votos, o que a eleição de 2022 mostrou foi que em Jaboatão os dois grupos são bastante influentes. Nas urnas, o deputado federal André Ferreira foi o mais votado no município com 36.637 e Clarissa ficou em segundo com 30.571 votos.
Raquel entrega avião para segurança
A governadora Raquel Lyra entregará esta segunda-feira às 14 horas uma aeronave para o setor de segurança do estado que esta semana passará a ser comandado pelo delegado da Polícia Federal, Alessandro Carvalho. O ato será realizado no setor de hangares do Aeroporto dos Guararapes. Pela manhã às horas, ela participará do Forum Nordeste – Desafios e Oportunidades nos setores de Biocombustíveis, Etanol e Energias Limpas e às 16 horas entrega títulos de propriedade a moradores de Glória de Goitá.
O sindicato dos politicamente traídos
Deputados estaduais criaram informalmente o que estão chamando de “sindicato dos criadores traídos pelas criaturas”. Trata-se de deputados que, ao longo da vida pública, foram abandonados pelos maiores aliados. O primeiro é João Paulo Silva, traído pela sua cria João da Costa, que ajudou a eleger como seu sucessor. O segundo é Luciano Duque, do qual se afastou a atual prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, por ele lançada na política. O terceiro, Mário Ricardo, do qual se afastou a atual prefeita de Igarassu, Elcione Ramos que
era sua vice e foi eleita com sua ajuda para sucedê-lo. Há um novo membro no grupo que não é deputado mas circula muito pela casa. É o ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia. Cal deseja voltar a ser prefeito de Itapissuma mas o antigo aliado Zé de Irmã Teca, resolveu escolher um primo para sucedê-lo.
Pergunta que não quer calar: quais os próximos políticos a fazer parte do sindicato dos traídos?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com- redacao@blogdellas.com.br