Bons ventos para Raquel na Alepe: plenário derruba emendas da oposição à LOA num piscar de olhos

Com volumosos recursos em caixa e a previsão de muitas entregas de obras e serviços em 2025 e 2026, a governadora Raquel Lyra está se beneficiando de uma redução cada vez maior da oposição a seu Governo na Assembleia Legislativa. Um ano depois de ter enfrentado enormes dificuldades para aprovar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA – Lei Orçamentária Anual – que engloba o Orçamento do Estado, relativas a este ano de 2024, esta segunda-feira o plenário rejeitou, de forma peremptória, emendas à LOA de autoria de deputados oposicionistas. Propostas pelos parlamentares Waldemar Borges, Dani Portela e Gleide Ângelo as referidas emendas tiveram entre 4 a 6 votos favoráveis quando estavam presentes mais de 30 parlamentares.
As discussões foram rápidas e só se manifestaram favoráveis às emendas três deputados do PSB, Dani, do PSOL, e Joel da Harpa e Alberto Feitosa, ambos do PL. Joel e Feitosa se limitaram a apoiar a emenda de Gleide Ângelo porque se referia ao sistema penitenciário, como justificaram. Dani Portela e Gleide Ângelo chegaram a apelar para os colegas, lembrando que suas proposições não eram contra o Governo mas a favor da sociedade. Dani inclusive citou que a LOA vai passar com o mesmo texto enviado pelo Palácio das Princesas. “ Estamos dando um recado ruim para a sociedade. O Poder Legislativo precisa corrigir o que achar necessário, isso faz parte da democracia”. – adiantou.
Os apelos não adiantaram. No final da votação, o líder do Governo, deputado Izaías Regis confirmou o que havia dito Dani Portela. “A LOA vai ser aprovada sem emendas. Nós conseguimos derrotar as mesmas nas comissões e agora o plenário confirmou a decisão”. Ele disse que ainda esta semana a Lei Orçamentária Anual deve ser votada pelo plenário. “A governadora está trabalhando bem, é comprometida e isso vai consolidando a representação de sua bancada na Assembleia” – afirmou, explicando que esta é a diferença entre os problemas enfrentados nas discussões sobre o Orçamento há um ano e a calmaria de agora.
Eleição da AMUPE vai ter bate-chapa
O prefeito eleito de Aliança, na Mata-Norte, Pedro Freitas(PP), que teve 83,32% dos votos válidos do município, confirmou a este blog que é “candidatíssimo”, como costuma ressaltar, a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) no pleito que será realizado no final de fevereiro. Ele se dispõe a enfrentar o atual presidente Marcelo Gouveia(Podemos), candidato à reeleição. “Quero que a AMUPE volte a ser referência entre os prefeitos. Para isso desejo profissionalizá-la incorporando grandes quadros como já fazem os consórcios municipais que vêm funcionando a todo vapor.
PCR também vai ao Morro
A governadora Raquel Lyra entrega esta terça-feira a nova coberta da Igreja do Morro da Conceição feita em tempo recorde pelo estado, em convênio com a Arquidiocese de Olinda e Recife e na qual foram gastos R$ 1,5 milhão. Em agosto a coberta caiu matando duas pessoas e deixando 25 feridas. Coincidentemente esta segunda-feira a Prefeitura do Recife anunciou um investimento de R$ 400 mil na festa do Morro da Conceição que acontece paralela ao evento religioso. Nessa competição entre João e Raquel para mostrar serviço quem sai ganhando é a população recifense.
Saúde em Camaragibe
O novo prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, que assumiu o compromisso de construir duas Upinhas e o Hospital da Mulher no município, anunciou esta segunda-feira a escolha das nutricionista Ana Perez para comandar a pasta de saúde durante sua gestão. Mestre em Saúde Pública, ela já coordenou o PlanificaSUS na Secretaria de Saúde do Estado e foi diretora de Atenção Primária à Saúde, em Camaragibe.

A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos vão continuar competindo entre si até a eleição de 2026?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com