Bolsonaristas radicais viram oposição a Raquel e podem levar o PL a deixar base governista

 

– “Nunca pensei que os bolnaristas se juntariam ao PSB na Assembléia, se distanciando da governadora Raquel Lyra”. Este comentário foi feito por um  deputado governista ontem, comentando o que aconteceu na Alepe quando três deputados do PL (bolnaristas radicais) destituíram a liderança do partido na casa para entronizar no cargo o deputado coronel Alberto Feitosa e torná-lo membro da poderosa Comissão de Justiça. A manobra teve o objetivo de impor uma derrota à governadora, na comissão de justiça que aprovou, com o voto de Feitosa, um substitutivo da deputada socialista Gleide Ângelo(PSB) que, contrário ao projeto governista, acaba as faixas salariais da PM em 2025 e não 2026, como estava na proposta original.

O relacionamento do PL com o Palácio, negociado pelo presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, rendeu ao partido o controle do Detran, cobiçado por 9 entre 10 políticos. Apesar disso, não só Feitosa virou uma espécie de vice-lider da oposição na Alepe – vota contra todos os projetos do Governo- como os deputados Joel da Harpa e Abimael Santos, que já tinham postura dúbia, romperam de vez com a orientação palaciana neste caso das faixas salariais da PM. Como Feitosa, eles têm votos na corporação e viraram mais críticos de Raquel do que o mais radical dos socialistas.

Neste caldo de cultura em que o PL se envolveu com só dois dos seus cinco deputados fiéis ao Governo, a legenda está para perder o Detran e pode até assumir outro espaço importante desde que a direção estadual demonstre poder de controle sobre Abimael e Joel (Feitosa é dado como caso perdido). Na sexta-feira passada esperava-se que alguma medida fosse adotada neste sentido mas, segundo apurou este blog, a governadora ainda não bateu o martelo, podendo fazê-lo esta semana. Nos corredores da Alepe deputados costumam fazer ilações sobre a diferença de comportamento do PP , totalmente fiel ao Governo, e do PL. A conclusão é de que o presidente estadual do PP, deputado Eduardo da Fonte, divide os espaços que tem com seus liderados, quando com o PL isto não estaria acontecendo.   

Raquel já tratou do assunto

No dia 3 de abril, após vazar para a imprensa que o PP iria para o Detran – um sonho antigo do partido – Anderson Ferreira chegou a ligar para o Palácio, pedindo confirmação da informação. O secretário da casa civil, Túlio Vilaça, negou o fato mas ele pediu uma conversa com a governadora. O que teriam tratado é segredo mas nem a governadora e nem Anderson ficaram satisfeitos com o diálogo, segundo fontes seguras. De qualquer forma a mudança foi adiada e se encontra em banho-maria. O episódio de ontem pode acelerar o processo de mudança.

Cautela

Apesar das escaramuças criadas pelo PL, deputados governistas diziam ontem na Alepe que não seria prudente um distanciamento do Palácio do grupo bolsonarista. A alegação é a de que toda essa confusão se deve mais ao projeto em si que está sendo votado do que ao todo. Joel da Harpa e Abimael Santos só estariam sob comando de Feitosa porque a matéria diz respeito à PM. Depois voltariam ao ninho. O próprio Abimael, ouvido por este blog, disse claramente: “quando esse projeto for votado volto a acompanhar o Governo pois o meu maior adversário é o PSB, que só nesse momento está conosco, e não a governadora”.

A espera do PP

Já o PP, que aguardava ter resolvida sua situação no dia 3 de abril, anda inquieto.O grande motivo é que o partido sozinho garante 10 votos fiéis a Raquel e ela precisa só de mais 15 para fazer maioria na casa. Com tal expressão e o controle peculiar da  direção estadual sobre a legenda, o partido imagina que merece muito mais atenção do que a que tem recebido e tem enviado recados nesse sentido.

Mano no radar de Raquel

Embora o relacionamento do Governo com o PL não esteja lá essas coisas, a governadora está sabendo separar os assuntos. Tem estreitado cada vez mais seu diálogo com o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros. Na semana passada quatro secretários estaduais se reuniram com Mano para encaminhar demandas do município junto ao Governo. Nunca se tinha visto isso. A governadora também posou para foto com a candidata do PL em Olinda, Isabel Urquiza, no aniversário do Blog de Elielson.

Raquel vai conseguir manter o PL em sua base após a reviravolta comandada por Feitosa ontem na Alepe?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar