Ausência de Humberto na visita de Lula cria burburinho político

 

Um dos principais líderes do PT pernambucano, o senador Humberto Costa, esteve ausente da viagem do presidente Lula ao estado, uma visita que ele próprio chegara a anunciar em outubro do ano passado mas acabou adiada. A justificativa pelo que esse blog apurou, com fontes petistas e não petistas, foi a de que o senador, o que é verdadeiro, tirou férias e viajou para o Exterior, de onde só deve retornar esta segunda-feira. Isso não impediu, porém, que nos bastidores políticos se especulasse bastante sobre o assunto, lembrando que a vinda de Lula fora marcada na semana anterior e daria tempo para Humberto estar presente, mesmo sacrificando uns dias de férias.

– “Humberto não anda muito satisfeito com a situação. Ele gostaria mesmo que o PT tivesse candidato a prefeito do Recife ou, no caso de indicar um vice, que o partido fosse ouvido mas parece que não é isso que está acontecendo”- disse a este blog ontem uma fonte brasiliense que conversa com o senador, falando do seu estado de ânimo. Já uma fonte petista pernambucana acredita que “Humberto desejaria que o vice fosse alguém bastante comprometido com o PT e acha que isso pode não ocorrer, ou que o próprio João pode vir a escolher alguém que ache mais confiável para ele, ou mesmo não garantir a vaga ao partido”.

Na verdade, todas essas dificuldades já corriam nos bastidores mas agora afloraram após a ausência do senador. Também causou estranheza a distância que o deputado estadual João Paulo Silva guardou da visita. Ele disse a este blog que tinha feito um procedimento de saúde e ainda pensou em ir para a Refinaria mas o médico marcou para atendê-lo às 18 horas e Lula tinha marcado para estar lá às 17h30m. Um dia antes, o horário foi antecipado mas, segundo explicou, não daria mais tempo a compatibilizar a agenda. João Paulo, como é público, não tem boa relação com o PSB e nem com o prefeito João Campos, tanto é que quando cogitado para vice declinou na hora “não quero ser vice de ninguém”- respondeu. O certo é que com o não comparecimento dele e de Humberto, coube à senadora Teresa Leitão dominar a cena ao lado do médico Mozart Sales, o mais cotado para ser vice. Ele tem um pé no PT estadual e outro na assessoria do influente ministro Alexandre Padilha.

Elias se inserindo no debate

Através da senadora Teresa Leitão, o presidente Lula recebeu o candidato a prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, na sexta-feira, quando já estava recolhido ao hotel. Elias apresentou ao presidente de sugestões na área da segurança pública para inserção dos municípios no debate. Entre as propostas está a realização de conferências municipais sobre o assunto. Segundo ele, Lula lhe afirmou que Jaboatão é uma prioridade do PT nacional. Por fim ficou marcado que o novo ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, vai receber o candidato após sua posse para discutir a proposta municipalista.

Carlos Santana no Republicanos?

O ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, um dos pré-candidatos a prefeito do município este ano, posou ao lado do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho em Ipojuca, na última quinta-feira. Do outro lado, estava o ex-deputado federal Silvio Costa. Está quase certa a filiação de Carlos ao Republicanos. Ontem, porém, indagado por este blog sobre as candidaturas do partido na Região Metropolitana, o ministro afirmou que “as costuras ainda estão sendo feitas mas podem surgir novidades até mesmo antes do carnaval”.

Gleisi ataca jornais

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu uma longa nota no “X” (ex twitter) reclamando dos editoriais dos jornais Folha de são Paulo, O Globo e Estado de São Paulo da ultima sexta-feira, acusando os três órgãos de “ofensa ao presidente Lula pela retomada da refinaria Abreu e Lima que vai acabar com a dependência brasileira da importação de combustíveis”. Na nota ela cita ainda os jornais citados como “apoiadores do golpe de 1964, defendendo a ditadura até onde isso foi possível”; de terem “apoiado o golpe contra Dilma” e os acusou de “ cúmplices de Sérgio Moro”. Foi muito, muito, mais longe do que Lula.

O que está por trás dos movimentos políticos do Centrão para ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia, quando a ministra Luciana Santos está bem na pasta?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar