Assembleia terá semana agitada com disputa pela 1.a secretaria na eleição do dia 2
Com as discussões sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual – perto do fim, a Assembleia Legislativa vai viver uma semana agitada com as negociações finais sobre a eleição da mesa diretora marcada para o dia 2 de dezembro – próxima segunda-feira. Se há um consenso sobre a presidência, que vai permanecer com o deputado Álvaro Porto, e sobre os demais cargos, há uma grande incerteza à respeito do resultado da disputa pela primeira secretaria à qual concorrem o atual ocupante do cargo, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), e o deputado Francismar Pontes (PSB). Ambos cantam vitória.
Gustavo tem um padrinho de peso, o próprio presidente Álvaro Porto, e seus simpatizantes juram, de pés juntos, que ele conta com 39 dos 49 votos em disputa. Já Francismar, que tem como trunfo o apoio do PP, a segunda maior bancada da casa, com 8 deputados, pode vencer, segundo seus apoiadores, em função do bom relacionamento com os colegas. Um deputado da linha de frente de sua campanha, põe em dúvida as perspectivas de voto de Gustavo. “Não há qualquer possibilidade dele ter 39 votos. Era preciso para isso que a Assembleia tivesse 61 cadeiras e não 49 porque Francismar tem certos hoje 22 votos e vai passar dos 25 no dia da eleição. (25 votos representa a maioria da casa).
De uma coisa os dois lados têm certeza: a disputa pela primeira secretaria está acirrada e quem vencer será por poucos votos. A maior surpresa do pleito foi a decisão do PSB – partido de Francismar – de apoiar Gustavo Gouveia. A negociação, apurou este blog, foi feita pelo próprio Álvaro junto ao prefeito João Campos. A bancada socialista, com 12 deputados, fechou por unanimidade o apoio ao presidente, com direito a foto, mas o apoio a Gustavo só veio depois, e sem foto. O presidente estadual do partido, Sileno Guedes, se limitou a divulgar uma nota pois que nem todos os parlamentares concordaram com a decisão.
Os votos de cada um
Se Gustavo conta com o apoio oficial de várias bancadas – PSB, PT, PSDB e Solidariedade- para somar os votos que diz que vai ter, Francismar conta com o apoio de dissidentes em todos esses partidos, segundo um deputado a ele ligado. As maiores dissidências são esperadas no próprio PSB mas são contadas nos dedos em todas as legendas. Na semana passada, o presidente Álvaro Porto, informado da possibilidade de defecções fez uma cobrança pública aos colegas, afirmando que palavra precisas ser cumprida.
Já demos muito
Um outro deputado apoiador de Francismar diz entender a postura do presidente mas a contesta : “ esta casa já garantiu a Álvaro praticamente tudo que ele solicitou. Votamos nele três vezes para presidente, incluindo a eleição que foi anulada pelo STF obrigando a realização de uma nova agora em 2 de dezembro, deixamos com ele as duas vagas abertas no Tribunal de Contas e concordamos com todas as composições internas feitas sob seu comando mas agora temos uma questão interna a resolver. Gustavo não correspondeu às expectativas dos deputados, mal apareceu por aqui durante a campanha deste ano e invadiu bases municipais. Não dá mais”.É esse o clima dos bastidores. Impossível prever o desfecho.
Quem é a princesa?
A governadora Raquel Lyra teve uma surpresa ao receber em Palácio na semana passada um grupo de crianças que foram ao local participar de uma visita guiada à sede do Poder Executivo. No final, junto com a vice Priscila Krause, ela apareceu para a tradicional foto na escadaria principal do prédio. Antes, porém, resolveu conversar um pouco com as crianças e indagou: “ vou contar uma coisa para vocês. Quem aqui sabe porque este Palácio é chamado de Palácio das Princesas?” Uma menina gritou em voz alta “ Porque a Senhora é uma princesa”. Os risos foram gerais e a cena acabou reproduzida no instagran da governadora.
Pode haver surpresa na eleição para 1.a secretaria da Assembleia na eleição de 2 dezembro?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com