Após escolha de Mozart, PT se fecha em copas à espera de Lula

Antes de se definir entre os nomes do deputado federal Carlos Veras e do médico e ex-vereador Mozart Sales para companheiro de chapa do prefeito João Campos, representando a legenda, o PT fez inúmeras especulações sobre a tão aguardada reunião do presidente Lula com João na qual Lula faria o apelo final ao prefeito para se compor com o seu partido. Agora que o nome de Mozart foi o escolhido e que ele se desincompatibilizou no último dia 05, não se toca mais no assunto. O motivo principal teria sido a declaração dada pelo prefeito, logo após a vinda e Lula a Recife no último dia 2, de que só definiria seu vice no final do prazo das convenções partidárias, dia 5 de agosto.
A verdade é que, no verdadeiro jogo de xadrez por ele mesmo criado com o objetivo de ganhar tempo e confundir os adversários de dentro e de fora do seu espectro político, João Campos vai empurrando com o barriga a escolha do vice para, quem sabe, surpreender, não em relação a nomes – ninguém acredita que vá além Mozart, do PT, e dos dois auxiliares que desincompatibilizou – mas a prazo. Falou em dia 5 mas ninguém pode impedir que o faça antes, inclusive para, se for caso, dar tempo de baixar a poeira de algum insatisfeito com a escolha. Ninguém sabe, por exemplo, qual vai ser a reação da militância do PT na Convenção da Frente Popular se o partido não estiver representado na chapa.
O presidente municipal do PT, Cirilo Mota, disse esta terça-feira acreditar que o prego será batido no dia em que o presidente e o prefeito se sentarem à mesa para definir o caminho a ser trilhado na capital. “Acho que esse encontro deve ocorrer na semana que vem ou na seguinte, não passa disso”. Fala-se na possibilidade do anúncio ser feito em Brasília mesmo, com a presença do escolhido como vice. Se for Mozart não haverá dificuldade, se for um dos dois secretários, a presença de Lula seria uma senha para que o PT se contivesse. Pelo menos no que se refere às maiores lideranças porque a militância ninguém controla.
PT apela à internet para ampliar votos proporcionais
Interessado em ampliar sua bancada na Câmara do Recife, atualmente composta pelos vereadores Liana Cirne, Jairo Brito e Osmar Ricardo, o PT está apostando em outros nomes fortes como João da Costa e André Campos e até em famosos da Internet como a influencer Kari Santos e o jovem Josué, famoso no Tik-Tok, com o objetivo de ampliar sua votação. A jovem Kari Santos tem 238 mil seguidores no Instagran. Ela se qualifica como “terrivelmente petista, comunicadora popular e ativista social”. Esta semana o tema de suas postagens são as acusações a Bolsonaro por causa das jóias. Em uma postagem ela diz “eu tenho medo de dormir e não assistir a prisão de Bolsonaro”.
De olho nos números
A senadora Teresa Leitão divulgou esta terça-feira que o Programa Mais Médicos teve um crescimento de 98,83% no atual mandato do presidente Lula. Em Pernambuco o percentual chegou a 93,57%. O número de médicos contratados, portanto, quase dobrou em Pernambuco e no país como um todo. No Governo Bolsonaro o Mais Médicos sofreu um grande abalo com a não contratação de médicos cubanos.
Projetos de Raquel em discussão próxima semana
A próxima semana será marcada pelas discussões na Alepe sobre os projetos enviados pela Governadora Raquel Lyra em regime de urgência antes do recesso parlamentar e que não foram votados porque a oposição não concordou em dispensar os prazos de análise, como ocorreu muitas vezes nas administrações de Eduardo Campos e Paulo Câmara. Como a governadora convocará extraordinariamente a casa esta quinta-feira é possível que a instalação da fase extraordinária já se dê na segunda-feira, permitindo que na terça as comissões de Justiça, Finanças e Administração façam reunião conjunta para ouvir os secretários da fazenda, planejamento e administração que devem responder a perguntas dos parlamentares sobre as matérias.

Será que os jovens petistas da Internet vão ter tantos votos quanto os bolsonaristas das redes sociais?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com