Após 2a vinda de Lula a Pernambuco, Raquel recebe bancada do PT e mexe na política

 

Na semana passada este blog noticiou que o PT não descarta a possibilidade de uma aliança futura com a governadora Raquel Lyra. Não demorou muito e esta terça-feira um gesto de Raquel colocou mais lenha nessa fogueira. A bancada estadual do PT compareceu em peso ao Palácio respondendo a convite da governadora para sanção da Lei de Igualdade Racial de Pernambuco. Originalmente apresentada pela atual senadora Teresa Leitão e pelo ex-deputado estadual Isaltino Nascimento, a legislação perdeu o prazo regimental para tramitação e foi arquivada no ano passado mas outra petista, a deputada Rosa Amorim, oriunda do MST, conseguiu desarquivá-la e agora ela começou a vigir.

Dificilmente um governador sanciona com alarde uma lei de inciativa de deputados, muito menos de oposição. Normalmente a sanção só é conhecida pelas páginas do Diário Oficial. Essa legislação é, verdadeiramente, muito importante e significativa mas, a pompa da sanção e a presença em peso dos petistas, surpreendeu. Estavam lá na primeira fila das fotos (ver acima), ao lado da governadora e da vice Priscila Krause, o deputado estadual Doriel Barros, presidente estadual do PT, a deputada Rosa Amorim, que desarquivou o projeto, e o deputado João Paulo, que ficou mais atrás, porém, apareceu bem na imagem. Quem falou representando a raça negra foi Vera Barone, fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco e militante petista.

Ontem na Assembléia o inusitado foi muito comentado nos bastidores. O deputado Doriel Barros, que recebeu críticas de petistas quando levou a governadora para um encontro com trabalhadores rurais na Fetape, no início do mandato, tentou brincar com os que estranhavam – “não teve nada de política. Estávamos todos lá pois o projeto foi originário de colegas nossos e somos todos pretos. Eu, Rosa e João Paulo. Não poderíamos estar ausentes diante de uma legislação que vai promover a igualdade racial”. Ao blogdellas se estendeu: “esta lei é uma causa de todo mundo. Eu até pensei que mais deputados de outras legendas estariam presentes”. Sobre alianças com a governadora afirmou “nosso relacionamento é institucional. Ela é a governadora, é com ela que temos que dialogar. Estamos em campos diferentes mas não é impossível no futuro haver entendimento politico. O próprio presidente Lula tem dialogado com ela. Alguns ficam só no questionamento. Eu nunca fiquei só na cobrança”.

João Paulo na espreita

O deputado estadual João Paulo Silva, do PT, citado no início do ano como provável candidato a prefeito do Recife, se a aliança com o prefeito João Campos não for concretizada, andou se aproximando da governadora mas foi surpreendido por uma declaração do senador Humberto Costa na época, dizendo que o PT não poderia ficar em cima do muro, mantendo-se independente na Alepe – como, aliás, continua – e cobrou oposição a Raquel. Esta semana, com as coisas mudadas, ele comentou com um colega: “ parece que esqueceram o rompimento exigido”.

Petrolina recebe patrocínio do estado

A festa de São João de Petrolina, que ganha cada vez mais representatividade, está recebendo este ano patrocínio do estado. A governadora decidiu injetar, através do pagamento de atrações, R$ 1 milhão na festa quando, segundo o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho “no ano passado o estado não deu absolutamente nada”, referindo-se ao governo Paulo Câmara. O secretário de comunicação de Petrolina, Júnior Vilella, completou : “há anos que Petrolina não recebia nada do estado. Houve até um ano, em 2017, que nos deram foi um calote. Este ano nosso material de divulgação conta, pela primeira vez, com a marca do Governo do Estado como patrocinador”. Raquel vai estar presente no São João petrolinense, a convite do prefeito Simão Durando, candidato à reeleição.

Lula ruim de audiência

O presidente Lula estreou nas redes sociais fazendo lives, com uma grande frustração. Apenas 6 mil o viram na estréia quando o ex-presidente Bolsonaro chegava a ser acompanhado por até 200 mil pessoas em cada live. O presidente, como era de se esperar, não gostou do resultado. Assessores estão tentando realizar mudanças nas apresentações para elas ganharem maior capilaridade.

Trump não foi preso e acabou num cafezinho

O frenesi criado pelas notícias on line, sobretudo por conta das redes sociais, levou ontem vários sites a divulgar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha se entregado à justiça e estaria preso. Depois se soube que ele foi ouvido, negou tudo, ficou sentado enquanto prestava depoimento e depois saiu para um cafezinho com apoiadores.

Recife bem no Capag

Pelo segundo ano consecutivo, o Recife alcança nota B no Capag (Capacidade de Pagamento). A informação é da PCR. Isto significa que a cidade que já está contraindo empréstimo internacional de R$ 2 bilhões junto ao BID, continua em condições de conseguir novos empréstimos. A Prefeitura explica, em texto distribuído à imprensa, que isso está acontecendo por conta de aumento da receita e redução das despesas públicas.

Pergunta que não quer calar: será que este namoro de Raquel com o PT vai dar em casamento?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar