Apoio do PSB a Álvaro Porto sem citar 1º secretário é sinal claro de insatisfação na Alepe

 

Bancada do PSB inicia movimento pela 1.a secretaria da Alepe

A corrida pela nova eleição da mesa diretora da Assembleia para os anos de 2025 e 2026 após anulação, pelo STF, da eleição realizada de forma antecipada no ano passado, ganhou capítulo novo esta quarta-feira com a decisão do PSB de manifestar apoio público à recondução do presidente Álvaro Porto, sem citar o 1.º secretário, Gustavo Gouveia. Embora só nove dos 13 parlamentares da bancada socialista tenham posado para a foto distribuída pelo presidente estadual do partido, Sileno Guedes, a legenda abriu caminho para um processo de luta por mudança na 1ª secretaria que é patente hoje nos corredores da casa desde que foram iniciadas as discussões sobre o processo sucessório e a governadora Raquel Lyra disse que o comando é do atual presidente.            

– “O PSB deu o pontapé inicial, agora é esperar as cenas dos próximos capítulos” – disse a este blog um deputado de oposição, argumentando que, embora haja na Alepe apoio unânime a Álvaro, pode ter bate chapa na disputa pela 1ª secretaria. Ele argumenta que Gustavo vai disputar a reeleição, o PSB deve colocar na mesa o nome do deputado Diogo Moraes, que já ocupou a 1ª secretaria, e outro nome pode surgir dividindo por três os candidatos ao posto. Nesse sentido seria imprevisível o resultado. O maior argumento usado nos bastidores para demonstrar a resistência a Gustavo Gouveia é o de que ele foi candidato a 1º secretário no início de 2023 com o apoio entusiasmado do PSB, a mesma legenda que agora demonstra insatisfação com sua recondução.               

Caso esse movimento ganhe corpo pode vir a atingir outros lugares na mesa embaralhando por completo o processo sucessório. Como Álvaro ainda se encontra em recuperação da cirurgia na coluna, as coisas só vão ficar mais claras quando ele voltar. Para o Governo, segundo um deputado governista que entende do assunto, o melhor cenário seria manter a mesa como está com Gustavo, que é governista, na 1ª secretaria,  sobretudo depois que Álvaro se entendeu com a oposição, apesar de manter relações institucionais com a governadora, e o pior cenário seria ter um socialista na 1ª secretaria, o que pode acontecer se houver três candidaturas.

PP tem força para a disputa

O que mais se comenta nos bastidores é que, se aparecer outra legenda declarando apoio a Álvaro e excluindo Gustavo, a posição do 1º secretário ficará insustentável. A única legenda com força para isso e ainda mais expressiva do que o PSB, porque joga unida, seria o PP. O partido tem hoje 11 votos garantidos, sendo três de deputados do PSB que não estavam na foto distribuída ontem. Mas se levar pra frente sua rebeldia, o PSB pode acoplar a seus nove votos claros atuais alguns dissidentes e a deputada Dany Portela. Vai ter muitos panos para as mangas pois Diogo Moraes tem bom relacionamento na casa e o voto é secreto.

Quando será a eleição

Álvaro terá um prazo largo – de 1º de dezembro a 1º de fevereiro – para conduzir a nova eleição. Mas o estilo dele não é de cozinhar muito um assunto. Pode querer resolver logo no início do próximo mês. Mesmo que Gustavo esteja desgastado ele ainda teria força para colocar os pontos nos iis e, segundo um governista, e ajudar o 1º secretário a aparar as arestas com a casa. O argumento poderia ser o de que se houver uma mudança podem vir outras e a situação ficar difícil para todo mundo. É pagar pra ver.
Clickcon nas baladas

O prefeito eleito de Condado, Albino Clickcom, vai promover este sábado uma grande festa no município para comemorar sua vitória. Ele diz que não há “um só tostão do poder público”. Dono de um conglomerado de Internet, o click.com que atua no interior e tem 90 mil clientes, Albino afirma que vai tirar do próprio bolso os recursos para custear o cachê de atrações como Natanzinho, Lipe Lucena, Rafaela Santos e Luennya Aguiar.

Qual partido vai se pronunciar sobre a mesa diretora da Alepe depois do PSB?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar