Apelo à baixaria na internet busca atingir candidatura de Vinicius Castello (PT) a prefeito de Olinda

 

A internet passou a ser usada nos últimos dias na cidade de Olinda para uma campanha de baixaria e ataques homofóbicos contra o pré-candidato a prefeito, o vereador Vinicius Castello, do PT. Advogado, 29 anos, Vinicius elegeu-se vereador em 2020 com 2 mil votos contando exclusivamente com as redes sociais para projetar o seu trabalho social. Dois anos depois, em 2022, foi lançado candidato a deputado estadual pelo PT e chegou aos 22.713 votos. Este ano já era tido como um importante puxador de votos na campanha para vereador mas  o partido decidiu pré-lançar o seu nome como candidato majoritário, pensando mais em uma vice do que em cabeça de chapa mas, com a desistência da ministra Luciana Santos, que teria o apoio de toda esquerda, Vinicius tornou-se da noite para o dia o candidato das forças progressistas – PT, PCdoB, PV e PSB – e mudou o quadro eleitoral na cidade.

Nesta sexta seu nome foi lançado na presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e de deputados federais e estaduais dos partidos coligados. Um dia antes, ele tinha recebido o apoio do prefeito do Recife, João Campos e do PSB. Essa projeção meteórica não iria ficar impune. Negro e homossexual assumido, o vereador passou a ser motivo de postagens com fotos e vídeos em que aparece com companhias masculinas, em clima de romance. Até agora nem o PT nem o próprio Vinicius tomaram iniciativa para identificar os autores das postagens. 

Ontem, após um final de semana agitado de pré-campanha, ele se mostrou tranquilo com o que está acontecendo: “ não é do meu feitio fazer política em torno de mim mesmo, como fazem tradicionais políticos olindenses que buscam o poder pelo poder e desrespeitam o povo desta cidade. A discussão dessa campanha não é sobre mim, é sobre a construção de um projeto de cidade voltado para quem mais precisa. Sempre tive a compreensão de que um jovem negro, que vem da favela e não esconde o que é, em algum momento seria atacado e que iriam utilizar a moralidade para tentar me atingir, mas estou muito bem. Além do preconceito e do ódio isso demonstra  receio e medo da nossa candidatura. O povo de Olinda é respeitoso, sempre acatou as diferenças. Quem for por esse caminho vai de encontro à vontade popular e vai se dar mal.”

PT foi informado do que poderia estar por vir
 

Quando pensou em dar mais projeção a Vinicius, o PT o convidou para avançar em busca de um mandato majoritário. Este blog apurou que, nesse momento, ele colocou para o partido a possibilidade de vir a ser atacado pelos motivos acima expostos mas não só recebeu total apoio como incentivo para prosseguir. O PT tinha razão. Falando com desenvoltura e com uma grande capacidade de comunicação nas redes sociais, Vinicius, agora batizado de Vini Castello, já aparece bem posicionado em pesquisas internas do PT. O fato de vir da periferia o beneficiaria em uma área onde o prefeito Professor Lupércio é muito popular e tem como candidata a ex-secretária municipal Mirella Almeida.

Lula amplia agenda

O presidente Lula decidiu ampliar sua agenda no Recife esta terça-feira. Além da inauguração do habitacional Vila Brasil – I e II ‘as 15h30m, no Joana Bezerra, o presidente estará no Palácio do Campo das Princesas as 17h30m para, ao  lado da governadora Raquel Lyra e do senador Humberto Costa, participar da cerimônia de anúncio dos acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em prédios-caixão e da assinatura de termos de repasse de recursos para Pernambuco relativos a obras no Porto de Suape. O evento também contará com a presença do ministro Sílvio Costa Filho.

Esses ataques ao pré-candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello, irão prejudicá-lo ou beneficiar sua campanha?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar