Aliança dos Coelho com João Campos deve afetar o PSB de Petrolina

 

A aliança em andamento entre o prefeito João Campos e a família Coelho de Petrolina deve afetar o PSB naquele município sertanejo que tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Lucas Ramos. Lucas é adversário dos Coelho e não seria essa a primeira vez que se prejudicaria em nome do seu partido no estado. Em 2016 desistiu para que Miguel Coelho fosse candidato e em 2020 para apoiar Júlio Lóssio Filho. Recentemente ele declarou em entrevista: “o único nome do PSB aqui, que tem competividade, sou eu”.

Ontem, um importante líder socialista estadual, com alta influência na legenda, disse a este blog que “as especulações sobre esse tema (aliança dos Coelho com João) estão além da realidade dos acontecimentos. Ainda estão conversando”- adiantou.. Na verdade, o PSB vem tratando com o máximo cuidado o assunto pois, embora entenda a importância da ampliação do palanque do prefeito do Recife, teme magoar Lucas mais uma vez. Nos corredores da Assembleia, porém, ninguém acredita que Miguel Coelho faça acordo no Recife sem ter garantido o apoio socialista a seu candidato em Petrolina, o atual prefeito Simão Durando.

Havendo a aliança quem sai no lucro é o PT do ex-prefeito e atual suplente de deputado estadual Odacy Amorim que já foi prefeito e sonha em voltar a sê-lo. No município o PT tem tradição política superior à do PSB e ganhou novo gás recentemente quando tomou posse na superintendência da Codesvasf em Petrolina, Edilazio Wanderley, indicado pelos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. Além disso a região do São Francisco tem uma influência muito grande do petismo na zona rural. Embora a população petrolinense seja predominantemente urbana, os sindicatos rurais e o MST são muito fortes no município. O ex-prefeito Júlio Lóssio também é uma liderança de peso a ser considerada caso deseje entrar na disputa.

Bivar e ACM em ritmo de colisão

O atual presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto se desentenderam recentemente, como foi relatado ontem pela imprensa nacional, depois que Bivar teria destituído o diretório do Amazonas e nomeado um novo com pessoas ligadas a ele. Este processo foi repetido em outros estados como Pernambuco onde Mendonça Filho só ganhou na justiça o direito a ser presidente da executiva e ter o controle do diretório do Recife. Segundo o jornal O Globo a bancada do partido na Câmara já discute o afastamento de Bivar que também teria criado atrito com deputados federais.

Marília em Jaboatão

O Solidariedade começa a discutir com outros partidos políticos sobre uma provável candidatura da ex-deputada federal Marília Arraes a prefeita de Jaboatão. À medida que começam a se sobressair duas candidaturas de centro-direita e direita, com o atual prefeito Mano Medeiros e a deputada federal bolsonarista Clarissa Tércio, partidos como PT, PSB e PSOL entendem que há espaço para um nome de esquerda se sobressair. Depois que se comentou nos bastidores a possibilidade do ex-prefeito Elias Gomes se filiar ao PT, nos corredores da Alepe deputados passaram a especular sobre uma chapa com Marília e Elias, ele como vice. Falta, porém, combinar com os russos.

João de Nadeji e Quinho

O deputado estadual João de Nadegi fechou uma parceria com o ex-vereador Quinho Fenelon, citado como uma das principais lideranças da oposição em Goiana. Nesse momento de aproximação da eleição municipal do ano que vem quase todos os dias deputados estaduais anunciam aliança com prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Os campeões em novas conquistas são os deputados Álvaro Porto, Gustavo Gouveia, Antonio Moraes e Jarbas Filho.

Pergunta que não quer calar: o que diz Lucas Ramos sobre a aliança entre João Campos e Miguel Coelho?

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com – redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar