Alepe vota hoje indicação de Eduardo Porto para TCE e 2.a vaga pode ir a segundo turno

Após marchas e contramarchas, a Assembléia Legislativa vota em plenário na tarde desta terça-feira a indicação do advogado Eduardo Porto para conselheiro do Tribunal de Contas, na vaga do conselheiro Carlos Porto que se aposentou há 15 dias. Ao mesmo tempo esquentou o clima entre os deputados no dia de ontem depois que a conselheira Teresa Duere também antecipou sua aposentadoria, abrindo a segunda vaga que, neste momento, é disputada por cinco candidatos e que deve ir a votação no final do mês. Embora em política um dia seja muito tempo, em 15 dias muita coisa pode acontecer mas a expectativa de agora para essa vaga é de uma disputa em segundo turno.
_” Vamos ao segundo turno “ – disse um dos postulantes, o candidato Kaio Maniçoba(PP), cujo partido reuniu sua bancada para fazer avaliações. Kaio acha que quanto mais candidatos se apresentarem no primeiro turno mais votos serão somados no segundo contra o candidato Rodrigo Novaes (PSB). O PP deu ao deputado o poder de decidir como a legenda caminhará.“Está todo mundo conversando com todo mundo”- avaliou um deputado que não é candidato sobre o que aconteceu na Alepe, logo após o anúncio da saída de Teresa Duere. Outro deputado acha, porém, que na semana que vem o quadro pode começar a afunilar: “agora se tem um prazo, um tempo determinado, e não tem como as pessoas não reavaliarem o que devem fazer”.
Até esta segunda à noite estavam candidatos, além de Rodrigo Novaes (PSB), Joaquim Lira (PV), Kaio Maniçoba (PP), Junior Uchoa (PSB) e Débora Almeida (PSDB). O ex-deputado Tony Gel ainda não jogou a toalha mas depois que assumiu assessoria na Copergás é dado como carta fora do baralho. Todos aguardam o posicionamento da governadora Raquel Lyra que lançou Débora Almeida e, se desejar elegê-la, precisa se mexer com rapidez. A avaliação nos corredores da Alepe é que Débora foi prejudicada porque ficou esperando o “time”do Palácio enquanto os demais postulantes estão há dias pedindo votos e colecionando apoios.
João e Raquel por trás da disputa
O que se verifica com o andar da carruagem é que a disputa por essa segunda vaga vai muito além da Alepe, depois que o prefeito do Recife, João Campos, do mesmo partido de Rodrigo Novaes, não só o apoiou como está pedindo votos para ele. Fez um encontro com dez deputados e está chamando outros para conversas pessoais em torno do seu candidato. João também conta com o fato de a vitória de Rodrigo trazer de volta à Alepe outro deputado socialista, Diogo Moraes, primeiro suplente. Com a entrada de João no jogo ninguém acredita que a governadora vá ficar de braços cruzados mas ninguém se arrisca a prever como ela atuará.
Bater Rodrigo pode ficar difícil
Embora sofra rejeição na Assembléia, sobretudo dos deputados mais antigos que o acusam de sequer atender seus telefonemas quando foi secretário de turismo de Paulo Câmara, Rodrigo tem padrinhos muito fortes: o prefeito, o presidente da Alepe e Diogo Moraes, o beneficiado com sua eleição. Diogo foi primeiro secretário da Assembléia e atualmente faz parte da diretoria da Unale – União Nacional dos Legislativos Estaduais, que atende os deputados estaduais. Além de estar permanentemente na casa, apelando aos companheiros por Rodrigo, ele tem conseguido que deputados de outros estados liguem para os pernambucanos pedindo por Rodrigo para que ele, Diogo, ganhe o mandato.
Lula Cabral vai enfrentar eleição no Cabo
O deputado estadual Lula Cabral confirmou esta segunda-feira a este blog que vai disputar a prefeitura do Cabo de Santo Agostinho contra o atual prefeito Keko do Armazém. O deputado, que já tinha pesquisas internas que o colocavam bem à frente de Keko na preferência da população, foi muito cumprimentado pelos colegas depois que a pesquisa Simplex, contratada pela CNN e divulgada pelo blog de Elielson, o mostrou bem à frente do prefeito. Nela, Lula tem 36% das intenções de voto e Keko 16%, na pesquisa estimulada. Delegado Resende tem 12% e José de Arimatéia 2,9%. Na espontânea Lula tem 15% e Keko 10%.
Feitosa ausente
O deputado Alberto Feitosa não compareceu ao encontro da bancada do PL com a governadora Raquel Lyra. Um deputado do próprio partido explicou que ele está viajando mas que ficou muito abalado com a decisão do PL de afastá-lo da comissão de Justiça e da liderança da bancada, depois que se colocou frontalmente contra o Palácio das Princesas na escolha dos presidentes das três principais comissões do Poder Legislativo.
Teresa gripada
A senadora Teresa Leitão, com forte gripe, cancelou dois compromissos que tinha ontem no Recife. O primeiro era a presença na audiência pública da Alepe sobre a Transnordestina, convocada pelo deputado João Paulo Silva, e outra era um almoço com a governadora Raquel Lyra no qual estaria presente um representante do BID para discutir o pedido de empréstimo de R$ 3,4 bilhões que a governadora pleiteia junto ao banco, já autorizado pela Assembléia.
Túlio presente
A governadora, que recebeu sozinha deputados estaduais para audiências privadas, na de ontem, em que se reuniu com o PL, incluiu o secretário da casa civil, Túlio Vilaça. Túlio também assumiu as articulações rotineiras com a Alepe. Só em casos especiais a própria Raquel liga para deputados, caso precise de definições urgentes.
Pergunta que não quer calar: quantos candidatos a conselheiro do TCE vão chegar à reta final dentro de 15 dias?
E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com