Alepe se reúne excepcionalmente esta quarta para analisar e votar projetos do Executivo

 

A Assembléia Legislativa que, normalmente, inicia o seu recesso do meio do ano após a festa de São João, vai se reunir excepcionalmente esta quarta para analisar e dar o veredicto em plenário sobre quatro projetos enviados, no final do prazo regimental, pela governadora Raquel Lyra. Os projetos se referem à proposta de alongamento do pagamento da dívida pública, com negociação já encerrada com o Governo Federal; a autorização para o estado contrair um novo empréstimo de R$ 650 milhões ainda este ano, além das medidas necessárias para que Pernambuco, que está com sua capacidade de pagamento no nível  “C”, a chamada Capag C, passe para o nível “B”. Isto acontecendo, em 2025, o estado terá capacidade de contrair mais um empréstimo de R$ 2 bilhões.

Os deputados se mobilizaram para analisar e aprovar os projetos citados na semana passada mas o deputado estadual Rodrigo Farias, relator do assunto na Comissão de Finanças, informou à presidente da comissão, deputada Débora Almeida, que precisava cumprir o prazo de 8 dias a que tinha direito, para poder elaborar seu parecer. Esta quarta-feira, pela manhã, as comissões de Justiça, Finanças e Administração analisam e votam os projetos e à tarde o plenário se reúne para dar o seu veredicto.   

Ontem, deputados ouvidos por este blog  informaram que os projetos da governadora devem ser aprovados não só pela relevância e urgência como pela importância para garantir um maior equilíbrio das finanças publicas até 2026. Também está previsto quórum suficiente para a votação em plenário até porque os parlamentares contarão com esta terça-feira para regressar do interior, onde passaram as festas juninas junto a suas bases, e já nesta quarta encerrarão o semestre de trabalhos legislativos.

Raquel no Litoral Sul

A governadora Raquel Lyra cumprirá. extensa programação esta terça-feira no Litoral Sul. Inicia com inauguração de uma cozinha comunitária em Serinhaém que vai ofertar 200 refeições por dia. No mesmo município ela entrega obra de requalificação de 9 km da PE-009 e de mais 1,8 km da APE-009. Em Rio Formoso, ela vai autorizar projeto para obra da PE-073 e, em Ipojuca, assina a ordem de serviço para obra e implantação do sistema de esgotamento sanitário de Porto de Galinhas.

Os brasileiros e a crise climática

Pesquisa divulgada esta segunda-feira pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento – PNUD- concluiu que 85% dos brasileiros apoiam medidas mais efetivas contra a crise climática e 70% relatam terem vivenciado experiência climática extrema recentemente (a pesquisa deve estar se referindo ao que aconteceu no Rio Grande do Sul). O mesmo levantamento informa que 81% dos brasileiros defendem uma transição rápida dos combustíveis fósseis para fontes renováveis. Esta medida é aprovada por  70% da população mundial. Já a respeito do que tem sido feito no Brasil para enfrentar a crise climática 60% da população considera insuficientes as ações do poder público nessa área.

Destaque para o São João de Vitória

A cidade de Vitória de Santo Antão reuniu multidões todas as noites a partir deste sábado e até esta segunda -feira. O terceiro local mais importante dos festejos juninos do interior pernambucano, Vitória contou com 10 polos de animação mas o principal foi mesmo o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. Por lá passaram além das atrações locais, nomes  como Zezé de Camargo e Luciano, João Gomes, Tierry, Felipe Amorim, Jorge Neto e Matheus e Kauan. O prefeito Paulo Roberto Arruda, candidato a reeleição, recebeu imprensa e convidados todos os dias em camarote especial.

Quem vai sair mais forte eleitoralmente dos festejos juninos: o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro ou de Petrolina, Simão Durando?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar