Acirramento da pré-campanha leva prefeitos bem avaliados a enfrentar dificuldades

 

Reza a cartilha dos marqueteiros que um prefeito bem avaliado tem amplas possibilidades de se reeleger. Essa assertiva, que vem ganhando corpo no país, não recomenda, porém, a esses prefeitos deitar em berço esplêndido. Sob pena de acabarem derrotados. Também não é verdade que esses administradores correm risco de perder só porque a oposição se animou. Não é bem assim. Mas em alguns municípios pernambucanos de prefeitos tidos, previamente, como eleitos, o acirramento da disputa eleitoral está levando o cerco a se apertar sobre os antes tidos como imbatíveis.

O maior exemplo é Caruaru, onde o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) coroou seus altos índices de aprovação com uma festa junina elogiada até pela oposição. As últimas pesquisas apontam o seu maior adversário, o ex-prefeito José Queiroz(PDT), se consolidando e crescendo, ao mesmo tempo em que, a anunciada visita do ex-presidente Jair Bolsonaro ao município este mês, pode catapultar as intenções de voto do deputado federal Fernando Rodolfo (PL), que, por enquanto, vem pontuando pouco. Nada que possa, levar Pinheiro a perder o primeiro lugar, até porque seu maior apoio vem da governadora Raquel Lyra, a maior eleitora de Caruaru, mas pode levar a disputa para um segundo turno. No segundo turno a tendência é que os votos do PL colem em Rodrigo mas é uma nova dor de cabeça para quem era apontado como capaz de liquidar o assunto no primeiro.

O segundo exemplo é Vitória de Santo Antão cujo prefeito, Paulo Roberto Arruda(MDB), tem altos índices de aprovação e ninguém queria enfrentá-lo. Na semana passada formou-se uma frente de oposição no município, unindo os grupos Aglaison e Henrique Queiroz que está dando o que falar. O candidato a prefeito é o deputado estadual Aglaison Victor (PSB) e a vice é Socorro da Apami (União Brasil). Como em Vitória não tem segundo turno a união da oposição é o único caminho capaz de ameaçar a hegemonia do prefeito. Paulo Roberto continua apontado como favorito mas não resta dúvida de que vai ter mais trabalho do que era previsto em sua campanha.

Raquel na torcida?

Embora a governadora Raquel Lyra não esteja envolvida na disputa em Vitória,a oposição começou a se fortalecer depois que o prefeito se aliou a João Campos, levando o grupo favorável a Campos no MDB, liderado por Raul Henry, a vencer a disputa com o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho, que defendiam o alinhamento da legenda à governadora. O candidato oposicionista Aglaison Victor, apesar de filiado ao PSB, vota com o Governo Raquel na Assembléia. O deputado estadual Henrique Queiroz Filho também é da base governista.

Cabeça fria

O prefeito Paulo Roberto, porém, não deve estar surpreso com a união da oposição em seu município. Há mais de dois meses, quando os oposicionistas ainda batiam cabeça, ele disse a este blog que estava preparado para um crescimento do lado contrário. “As vezes tem gente querendo me levar ao comodismo mas eu não descanso. Dia e noite estou nas ruas. Ninguém ganha eleição de véspera e isso vale para todos”. Como Rodrigo de Caruaru, Paulo Roberto fez uma grande festa junina em Vitória e tem trabalho destacado nas áreas de sáude, educação e segurança.

João Paulo ampliando espaço

O deputado estadual João Paulo Silva, do PT, agradeceu à candidata a prefeita do PSOL, Dani Portela, por ter resolvido adotar em seu programa de Governo o Orçamento Participativo que teve muita repercussão na periferia do Recife  nas administrações petistas. Com um olho no padre e outro na missa, João estava ontem em Brasília com o secretário nacional do PT, Henrique Fontana, que foi seu colega na Câmara dos Deputados. Em vídeo gravado Fontana ele reforçou as administrações de João Paulo como prefeito e sua atuação como deputado. Aliás, João Paulo dá uma dica na gravação: diz que vai se dedicar mais às questões internas do PT a partir de agora.

PT  X Capoeiras

Natália Costa é a candidata do PT para concorrer a Prefeitura Municipal de Capoeiras pela coligação PT, PV e PCdoB. A convenção será sábado, dia 03, às 18h, na quadra da Erem Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do município. Natália é médica fisioterapeuta, especializada em cardiologia pediátrica. Sobe no palanque da convenção já contabilizando o apoio da Governadora Raquel Lyra. Ela foi diretora do Sassep em 2023.

PT X Escada

Em Escada, também neste sábado, 03,  na Câmara dos Vereadores, a partir das  18h,  mais uma convenção do PT. Em prol do nome de Klaus Lima para disputar a prefeitura pelo parido do presidente Lula. O advogado, ex-procurador geral daquele município, com passagens também por alguns cargos públicos, concorreu ali a eleição municipal, em 2020 pelo PSB, perdendo para a atual prefeita Mary Gouveia por um pouco mais de 200 votos. 

Vai ter casamento eleitoral entre João Paulo e Dani Portela no Recife?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar