A CNB, comandada por Humberto, decide disputar pra valer eleição do PT no Recife

A CNB (Construindo um Novo Brasil) tendência mais forte do PT a nível nacional e local, e que tem como seu principal líder no estado o senador Humberto Costa, decidiu disputar pra valer a possibilidade de assumir o comando do partido na capital. A tendência, da qual fazem parte ainda o deputado federal Carlos Veras e os estaduais Doriel Barros e Rosa Amorim, resolveu lançar a candidatura do ex-vereador do Recife, Jairo Brito, para o posto, em contraposição ao grupo que atualmente controla o diretório e a executiva da capital, comandado pelo dirigente Oscar Barreto, que resolveu continuar apoiando o atual presidente Cirilo Mota, candidato à reeleição, ao lado da senadora Teresa Leitão. Cirilo e Oscar, junto com o vereador Osmar Ricardo, controlam o grupo petista aliado ao prefeito João Campos.
Com o apoio da CNB a Jairo, passam a ser quatro os candidatos a presidente: o próprio Jairo, Cirilo, o cientista político Pedro Álcântara, uma jovem liderança que tem o apoio do deputado estadual João Paulo Silva, do ex-deputado Fernando Ferro e outras lideranças partidárias, e Jefferson Maciel, ligado a Osmar Ricardo. O prazo para inscrições termina este sábado mas até o dia 26 ainda podem ocorrer composições em torno dos nomes citados ou mesmo alguma desistência.
Na verdade, a manutenção das candidaturas de Pedro Alcântara, que também é da CNB de Humberto, e de Jefferson Maciel, que faz parte do grupo de Oscar Barreto e Osmar Ricardo, significa que os dois lados em disputa podem chegar ao dia 26, ultimo prazo para retirada de candidaturas, com um só nome cada um. O mais provável será o grupo de Humberto e Carlos Veras conseguir um acordo com Pedro Alcântara em torno de Jairo, apoiado por quase toda a CNB, e o de Oscar Barreto e Osmar Ricardo retirar o nome de Jefferson Maciel para fortalecer Cirilo.
Humberto muito forte
O senador Humberto Costa, atual presidente nacional do PT – assumiu interinamente até a eleição do novo presidente em eleição marcada para 6 de julho – vai se fortalecer muito se a CNB ganhar o comando da legenda no Recife, controlada, há muito anos, por Oscar Barreto e Osmar Ricardo. Hoje ele tem o controle estadual do partido, através do atual presidente Doriel Barros. A CNB tentou outras vezes ganhar o comando da capital mas não conseguiu: “nosso candidato é muito forte e tem tudo para chegar lá” diz o secretário-geral do PT Recife e membro da CNB, Sérgio Goiana.
Lados opostos
Uma característica dessa eleição é o fato dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão apoiarem nomes diferentes. Teresa defende que na estadual – onde Humberto tem hoje todo o controle – haja uma composição mas, segundo ela, “isso não foi possível no Recife”. Ela tentou fazer com que Jairo fosse o nome da unidade mas, não conseguindo, ficou do lado do grupo ligado ao prefeito. Na verdade, ela indicou o atual secretário da habitação do município e Humberto não quis participar da administração de João Campos.
Aeroporto e Shopping na campanha de Goiana
A cidade de Goiana viverá este domingo uma eleição suplementar para escolha do novo prefeito. A disputa tem de um lado o prefeito interino Eduardo Batista, do Avante, e Marcílio Régio, do PP, que tem como vice a petista Lícia Maciel, do PT. O maior cabo eleitoral da cidade é o ex-prefeito Eduardo Honório que apoia Marcílio depois que teve sua vitória em outubro de 2024 anulada pelo TSE por ir para um terceiro mandato. Para ajudar seu afilhado Honório conseguiu que o presidente da empresa SADA, de Betim, Minas Gerais, Vittorio Medioli gravasse um vídeo prometendo construir um aeroporto na cidade se ele for eleito. Da mesma forma o empresário Celso Muniz esteve com o candidato esta quinta se comprometendo a construir um shopping no município.

Quem vai vencer a eleição do PT no Recife: o candidato do senador Humberto Costa ou o da senadora Teresa Leitão?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com