A 15 dias da eleição em segundo turno Olinda e Paulista assistem campanha morna
As campanhas em Olinda e Paulista terminaram o primeiro turno com muita movimentação nas ruas das duas cidades mas, desde que foi dada a partida para o segundo turno, que se concluirá dentro de 15 dias, têm sido muito pouca a participação dos candidatos em caminhadas ou á frente de carreatas. Este final de semana não foi diferente. Mirella Almeida (PSD) e Vinícius Castello (PT), em Olinda, e Severino Ramos (PSDB) e Junior Matuto (PSB), em Paulista, preferiram articulações de bastidores ou reuniões com pequenos grupos, a se arriscar em mobilizações dispendiosas. Só Vinicius fez mini-carreata este domingo.
Ramos, em Paulista, fez uma grande caminhada na sexta-feira com a presença da governadora Raquel Lyra. Vinicius fez o mesmo na sexta-feira junto com a ex-prefeita Luciana Santos. No sábado e domingo, porém, as duas cidades viveram uma calmaria que nem lembrava que estão em plena campanha eleitoral. Até para enviar fotos dos candidatos á imprensa as assessorias encontraram dificuldade.
A partir desta segunda-feira, com sabatinas e até debates programados a tendência é que a campanha ganhe mais força e, num crescendo, chegue ao dia 27, quando os eleitores voltam às urnas, com alguma animação. Por enquanto a presença nas ruas tem sido marcada apenas por bandeiras dos postulantes. No momento há pesquisas registradas no TSE que vão a campo esta semana, tanto em Olinda, quanto em Paulista. Normalmente o candidato que vem em uma caminhada de crescimento no final do primeiro turno tem a primeira semana do segundo turno para se consolidar nesse patamar ou ser ultrapassado por outro que tenha chegado em segundo lugar mas que, pela força de novos apoios, tenha incorporado votos decisivos para chegar lá.
João Campos volta a Olinda esta segunda-feira
O prefeito do Recife, João Campos, vai a uma mini carreata do seu candidato a prefeito de Olinda, Vinicius Castello (PT) esta segunda à noite. O evento será no bairro de Águas Compridas e a concentração está marcada para 17 horas.
Agradecimento pela vitória
O prefeito eleito de Jaboatão, Mano Medeiros, foi a Aparecida esta semana agradecer a Nossa Senhora pela vitória em primeiro turno. Acompanhado da sua esposa Andreia Medeiros, que teve participação ativa na campanha, Mano fez promessa a Nossa Senhora Aparecida de que os dois iriam juntos ao seu Santuário agradecer pelo resultado das urnas. Se a eleição tivesse ido para o segundo turno eles precisariam adiar a viagem para após o dia 27 deste mês, quando acontece a nova eleição.
Wanderson pode ganhar vaga
O ex-deputado estadual Wanderson Florêncio, primeiro suplente do partido Solidariedade na Assembléia, assumirá a vaga de Lula Cabral, caso o mesmo ganhe a ação no TSE para registro de sua candidatura a prefeito. Lula ganhou a eleição no Cabo de Santo Agostinho logo no primeiro turno mas permanece sub judice. Seus votos só serão considerados válidos se o TSE derrubar a decisão do TRE estadual que indeferiu o registro da candidatura.
O troco bolsonarista
Quando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi ao Círio de Nazaré e apareceu em corveta da Marinha reverenciando Nossa Senhora, o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PT), de camisa vermelha e tudo, gravou um vídeo distribuído pela Internet em protesto contra o então presidente afirmando que ele estava usando uma festa religiosa para se promover. Ontem os bolsonaristas replicaram na Internet o protesto antigo do prefeito usando como pano de fundo as imagens do presidente Lula e da primeira-dama Janja da Silva, na mesma corveta e reverenciando Nossa Senhora. Foi a forma que encontraram para cobrar a Edmilson um pronunciamento semelhante. Ele perdeu a reeleição logo no primeiro turno. Ficou em terceiro lugar.
Até quando a classe política vai continuar usando dois pesos e duas medidas para se referir a acontecimentos semelhantes?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com