Assembleia antecipa 2016 com debates acirrados entre oposicionistas e governistas

 

– “Vocês trouxeram para esta casa a antecipação do debate de 2026”, disse esta segunda-feira no plenário da Assembleia a líder do Governo Raquel Lyra na casa, a deputada Socorro Pimentel, em aparte ao deputado Sileno Guedes, presidente estadual do PSB. O dia, imaginavam os próprios deputados, seria pacífico mas acabou em debates acalorados e acusações de parte a parte. A paz era aguardada com a volta do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, em cuja ausência e sob a condução do vice-presidente deputado Rodrigo Farias, do PSB, se deu sob tensão a formação e escolha das comissões temáticas quando a Oposição, mesmo sendo minoria, conquistou 14 dos 17 colegiados.            

Mas a serenidade esperada deu lugar a uma troca de acusações depois que o próprio Álvaro acusou o Palácio das Princesas de tentativa de interferência na casa, no episódio das comissões, citando a vice -governadora Priscila Krause e o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Os deputados governistas Antonio Moraes(PP) e João Paulo Silva (PT) inscritos no pequeno expediente decidiram se contrapor ao discurso do presidente acusando o deputado Rodrigo Farias – muito elogiado por Álvaro – de ter atropelado o Regimento Interno, compondo as comissões sem negociar com os partidos e convocando a eleição para escolha dos presidentes durante o final de semana.

Coube a Sileno, inscrito no segundo expediente, quando são admitidos os apartes, defender Álvaro e Rodrigo e reforçar as críticas ao Palácio. A favor do que dissera Sileno falaram os deputados Waldemar Borges, Cayo Albino e Diogo Moraes, todos do PSB, mas os deputados governistas Wanderson Florêncio( Solidariedade) e Socorro Pimentel(UB) também em apartes tentaram descredenciar as palavras do socialista que acusou o Governo Raquel de não saber trabalhar e nem fazer licitação. Wanderson fez uma avaliação de Raquel tendo como base o Governo Paulo Câmara que, segundo ele, não fez estradas como, segundo falou, está fazendo a governadora: “as estradas de Paulo Câmara não passaram das ordens de serviço. Agora, ao contrário, elas estão sendo feitas e bem feitas”. Socorro Pimentel incomodou o PSB ao dizer que o partido antecipou o debate de 2026 e previu que os socialistas vão ser surpreendidos na eleição.

Menos gente

A passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro por Pernambuco teve uma repercussão menor do que o esperado pelos próprios bolsonaristas. Longe das eleições, o público presente no Aeroporto e na Padaria Boa Viagem foi bem inferior ao da campanha de 2022. Não à toa Bolsonaro já proibiu manifestações dia 16 de março em outros estados para poder concentrar mais público no ato marcado para este dia no Rio de Janeiro. Mostrando a divisão do PL em Pernambuco, não se viu junto ao ex-presidente o ex-prefeito Anderson Ferreira e seu irmão o deputado federal André Ferreira. Os holofotes estavam dirigidos  ao ex-ministro Gilson Machado que o presidente disse ser o seu candidato a senador.

A chapa formada?

Uma foto do prefeito João Campos com Silvio Costa Filho e Humberto Costa no camarote da Prefeitura no Baile Municipal foi tida como um sinal de que a chapa de João para o Senado já está escolhida. O que dirão Marília Arraes, que estava no Camarote, e Miguel Coelho? Marília, inclusive, mesmo sem estar na foto citada, fez questão de fazer postagem no seu instagram fantasiada de Rainha, com coroa e tudo, e inseriu comentários de internautas a chamando de senadora.

Raquel se filia dia 10

A governadora Raquel Lyra marcou para 10 de março a sua filiação ao PSD. O presidente nacional do partido Gilberto Kassab virá ao Recife para a filiação da governadora. A informação é do Blog de Elielson. Raquel foi convidada pelo MDB mas declinou porque já tinha avançado muito no entendimento com o PSD.

Quem vai conseguir pacificar a Assembleia após os últimos acontecimentos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar