Gilberto Marques Paulo, ex-prefeito do Recife, faleceu aos 90 anos
Faleceu no final desta tarde, aos 90 anos, Gilberto Marques Paulo, ex-prefeito do Recife entre 1990 e 1992. Ele estava internado em um hospital no Recife e faleceu em decorrência de um engasgo durante o almoço.
Além de prefeito, Gilberto Marques exerceu outros cargos políticos, como deputado estadual e Secretário de Educação e Cultura do Recife. Reconhecido como um dos políticos mais queridos da cidade, ele convivia há anos com a doença de Alzheimer.
O prefeito do Recife, João Campos, se manifestou dizendo que lamenta o falecimento e que vai decretar luto oficial de três dias.
“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo, que marcou o seu mandato pelo ordenamento e revitalização da área central da cidade. A Prefeitura irá decretar luto oficial de três dias. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus possa confortá-los neste momento”, disse, em nota.
Repercussão
O deputado estadual Waldemar Borges também expressou pesar a este blog:
” Fui líder da oposição a ele na Câmara e devo dizer que se tratava de um grande ser humano, pessoa de coração amplo, generoso, íntegro. Realmente, sinto muito essa perda. Um democrata que manteve uma relação elevada e transparente com a oposição. Homem de espírito público.”
Trajetória de Gilberto Marques Paulo
Gilberto Marques Paulo nasceu em 1934, em Palmeira dos Índios, Alagoas, e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em dezembro de 1960. Ainda durante o curso, começou sua carreira pública como escriturário da instituição em 1959, sendo promovido a secretário da Faculdade no ano seguinte à formatura, cargo que ocupou por quase uma década.
Ao longo de sua trajetória, destacou-se como advogado e gestor público. Em 1988, foi eleito vice-prefeito do Recife pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e, dois anos depois, assumiu a prefeitura da capital pernambucana, onde permaneceu até 1992. Durante sua gestão, promoveu a revitalização e o ordenamento do centro do Recife, deixando um legado significativo para a cidade.
Gilberto também foi deputado estadual em Pernambuco e ocupou o cargo de Secretário de Educação e Cultura do Recife. Como reconhecimento por suas contribuições, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 1990, o título de Cidadão de Pernambuco.
Redação Blogdellas com veículos (atualizada às 23h) Foto: reprodução
e-mail:redacao@blogdellas.com.br