Gestoras públicas receberão curso sobre financiamentos externos
O curso oferece 50 vagas destinadas a governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias estaduais ou municipais de localidades com mais de 90 mil habitantes. O objetivo é ampliar a representatividade feminina nos processos de solicitação de financiamento junto a instituições internacionais.
As inscrições para o curso foram abertas na última quinta-feira, dia 11, e permanecerão disponíveis até o dia 21 de abril, através da página da Enap dedicada à capacitação. Esta iniciativa é promovida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e participam do curso a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Alziras.
De acordo com informações do Ministério do Planejamento e Orçamento MPO, apenas cerca de 8% do total de pedidos encaminhados à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), responsável por analisar as solicitações de empréstimos de órgãos internacionais com a garantia da União, são provenientes de governos liderados por mulheres. Por outro lado elas ocupam cargos de liderança em 12% dos estados e municípios. Atualmente, a Cofiex tem uma carteira ativa de projetos aprovados superior a US$ 30 bilhões.
O curso será gratuito e presencial, na sede da Enap, em Brasília, entre 8 e 10 de maio. A CAF financiará a passagem e hospedagem das participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail da Cofiex: cofiex@economia.gov.br
Redação com Agência Brasil – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br