Garoto de quatro anos é primeiro a receber carteira de identificação de pessoas com Autismo
A governadora Raquel Lyra começou a por em prática este domingo, lei estadual, aprovada pela Assembléia Legislativa, que obriga o estado a fornecer carteira de identificação a todas as pessoas diagnosticadas como tendo a Síndrome do Espectro Autista em Pernambuco. O ato aconteceu em solenidade alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo comemorado na data de ontem. O garoto Lucius Melo, de 4 anos, filho do servidor publico Eduardo Ribeiro, foi a o primeiro a receber esta documentação que pode ser usada em ambientes públicos e privados, sempre que for necessário, para garantir o bem-estar dessas pessoas ou para que sejam atendidas com prioridade em Unidades de Saúde.
A partir de agora, através do site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juvdentude e Prevenção à Violência e às Drogas, as pessoas autistas vão poder solicitar este documento. Na solenidade realizada na Torre Malakoff Raquel também anunciou a criação de um Grupo de Trabalho composto por entidades, associações, coletivos e ONGs para definir as diretrizes da Política Estadual para Pessoas com Espectro Autista(TEA) e o mapeamento(censo) dessas pessoas a ser feito pelo estado para permitir atendimento igualitário no Grande Recife e interior.
O pai do garoto Lucius, Eduardo Ribeiro, disse que a nova carteira “vai facilitar a quantificação das pessoas com autismo e possibilitar ações efetivas. Ainda é um longo caminho – afirmou – nossa jornada tem como principal demanda o acolhimento adequado dos espaços públicos para atender nossos filhos”. A governadora, que estava acompanhada da vice Priscila Krause, afirmou, após ouvir pais e mães de pessoas com Autismo: “Estamos aqui para reafirmar que as mães, pais e as pessoas com autismo não estão sozinhas. Estamos entregando simbolicamente esta carteira que é o início. Com a identificação, o censo e a construção da Politica Estadual Para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista vamos poder atender essas famílias com mais segurança e dignidade”.
Estavam presentes vários secretários estaduais, entidades de apoio a pessoas com TEA, ONGs e associações, muitos pais e mães acompanhados dos filhos e os deputados estaduais João de Nadegi, Eriberto Filho e Luciano Duque.
Redação blogdellas – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br