Notícias

Galo da Madrugada: desfile contará com bloco de catadores e ala de foliões PCDs

Coleta de resíduos sólidos,  grupos de deficientes no desfile e Corrida estão entre as iniciativas da agremiação

A organização do Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, divulgou nesta terça-feira (11) que o desfile 2025 contará com uma série de ações voltadas para a sustentabilidade, inclusão e geração de renda.  Neste carnaval, assim como faz desde 2020, o bloco garantirá a coleta seletiva de 100% dos resíduos sólidos gerados durante o desfile, em parceria com cerca de 10 cooperativas de catadores. O bloco desfila no Sábado de Zé Pereira, no dia 1º de março, e o Galo Gigante terá 27 metros de altura e nove toneladas.

“São mais de 300 trabalhadores das cooperativas e cerca de 100 avulsos, que receberão todo o suporte no Sábado de Zé Pereira. Iremos fornecer alimentação, água e Equipamentos de Proteção Individual, além de pagar uma diária e garantir também a compra direta de todas as latinhas coletadas no dia, em parceria com a Novelis, nossa aliada nesse trabalho de coleta seletiva nos desfiles do Galo, tanto no Recife quanto em São Paulo”, afirma Guilherme Menezes, diretor de Marketing do Galo.

A recepção e compra dos materiais coletados será feita por uma Central de Reciclagem do Carnaval, que terá três unidades montadas em pontos estratégicos do percurso do Galo. “Duas dessas centrais estarão operando para comercialização das coletas. Lá, os trabalhadores poderão vender os resíduos por um valor acima do de mercado, além do pagamento que irão receber pelo serviço prestado”, explica Daniel Pernambucano, coordenador de sustentabilidade da Central.

Os trabalhadores terão, ainda, sua própria ala no desfile do maior bloco do mundo. O “bloco dos catadores” virá com, aproximadamente, 50 coletores, que, enquanto desfilam, vão coletar ao longo do percurso do bloco os materiais recicláveis que encontrarem pelo caminho. “Ao final, também haverá um ‘arrastão sustentável’, que será a limpeza final pelo percurso”, acrescenta Daniel.

GALO GIGANTE SUSTENTÁVEL

Além disso, os foliões também poderão contribuir com esse compromisso socioambiental doando garrafas PET de 2L para a produção da indumentária do famoso “Galo Gigante” da Ponte Duarte Coelho. Para isso, a Prefeitura do Recife disponibilizou 14 ecoestações e mais de 130 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade para a coleta dos materiais.

“Essa ação conjunta entre o Galo, a Prefeitura e Leopoldo Nóbrega, artista plástico responsável pela escultura, reforça ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente e com a população. Além disso, abre caminho para nosso projeto do Carnaval 2026, no qual queremos um Galo gigante feito inteiramente de materiais reciclados coletados no desfile deste ano”, adianta Guilherme.

“A cada ano, a escultura se supera no compromisso ambiental. Em 2019, 50% da estrutura foi feita com materiais reciclados. Depois, avançamos para 70%, 80%, e agora, em 2025, vamos alcançar os 100%”, detalha Leopoldo, que está à frente da confecção do Galo Gigante pelo quinto carnaval consecutivo.

ACESSIBILIDADE

Pela primeira vez, o desfile do Galo da Madrugada contará com uma ala formada por foliões com deficiência, incluindo cegos, surdos e cadeirantes. A iniciativa busca dar maior visibilidade ao potencial dessas pessoas e, principalmente, ao desejo de fazer parte da maior festa de rua do planeta, como qualquer outro brincante.

“A criação da Ala da Acessibilidade (no Galo) é uma forma de incluir as pessoas com deficiência que precisam de necessidades específicas para se locomover e se comunicar, bem como de proporcionar a esses cidadãos a chance de brincar na rua como fazem os demais foliões”, acrescenta Liliana Tavares, responsável pela Ala da Acessibilidade no desfile do Galo da Madrugada. “O bloco já contava com o Camarote da Acessibilidade, mas agora deu mais um passo para abraçar as diferenças e promover a inclusão”, finaliza.

CORRIDA DO GALO TAMBÉM IRÁ CONTAR COM GRUPO DE CORREDORES CEGOS

A inclusão e a acessibilidade no Galo também estarão presentes na segunda edição da Corrida do Galo, que acontece no próximo domingo, dia 16, com concentração na Avenida Guararapes. Pela primeira vez, um grupo de deficientes visuais – com guias – estará entre os corredores da competição, que pretende reunir cerca de 10 mil pessoas, entre inscritos e não inscritos.

“Não é de hoje que buscamos, em tudo o que fazemos, nos preocupar que tudo o que envolve questões sociais das mais diversas, entre elas a inclusão de todos nas nossas festividades. Será um verdadeiro presente, pra nós, contarmos, nesta segunda edição da Corrida do Galo, com a presença desse grupo, mostrando que o evento está aí para todos”, comemora o diretor de Marketing do Galo.

“Iremos manter o diferencial da nossa corrida, que é, ao final da competição e das premiações, ao invés do corredor voltar pra casa, poder curtir shows de frevo numa arena que vamos montar na Avenida Guararapes. Teremos um trio elétrico com a presença de cantores locais, que também vão participar da corrida, e também do Tony Garrido, um presente que estamos dando, este ano, aos nossos foliões”, revela Guilherme.

Redação com assessoria Foto: reprodução/JC imagem

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *