Notícias

Fundação Gilberto Freyre abre neste domingo (29) com programação especial para adultos e crianças

A edição de setembro do Domingo Aberto, projeto que a Fundação Gilberto Freyre realiza todo último domingo do mês, terá atividades para todas as idades. As crianças poderão fazer passeios educativos pelo Sítio Ecológico, além de participar de oficinas, contação de histórias e cineclube. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre estará aberta, com o tema “Poesia em Apipucos”, e o Urban Sketchers Recife-Olinda, grupo que se reúne mensalmente para desenhar, fará edição especial nos jardins da instituição. Será neste domingo (29), a partir das 9h30.

Uma novidade na programação desta edição do Domingo Aberto é a ação em parceria com o Urban Sketchers Recife-Olinda, que se inicia às 9h30 e acontecerá ao longo da manhã. Coletivo de desenho de observação que atua no Recife e em Olinda, o grupo integra uma comunidade internacional de pessoas que se encontram em lugares ao ar livre, seja diante de paisagens naturais ou de monumentos históricos, ou até mesmo em locais fechados, como cafés e restaurantes, para elaborar desenhos de observação e compartilhá-los.

Para participar, basta levar o próprio material e usar a técnica que souber, o estilo que quiser, mesmo que não tenha experiência. Cada pessoa desenha à sua maneira e não há competição alguma, mas sim uma confraternização entre praticantes do desenho. Esta é uma experiência artística que muito dialoga com o pensamento e os escritos de Gilberto Freyre, que escreveu sobre o Recife e sobre Olinda a partir de suas andanças e observações precisas sobre questões socioculturais de duas das cidades mais antigas do Brasil.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Também às 9h30, vão se iniciar duas atividades infantis no Sítio Ecológico, quando as crianças poderão conhecer a biodiversidade da flora, onde convivem harmoniosamente espécies nativas e exóticas. São elas: Bracelete Ecológico, recomendada para crianças de 3 a 7 anos; e Trilha e Arte com Folhas, para crianças de 7 a 10 anos.

Em seguida, às 10h30, será a vez das oficinas: Confecção de Mudas, para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, e Meu Jardim Dá Flor, de colagem, ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes, para crianças com idade a partir de 4 anos.
Já à tarde, a programação segue com a Contação de Histórias de Lili, com a contadora Liane Silva, às 14h30, e a última sessão do cineclubinho Era Uma Vez…, com o filme “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” mais bate-papo da escritora infantojuvenil Gabih Florêncio.

Todas as atividades são gratuitas, mas as da manhã têm vagas limitadas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

VISITAÇÃO À CASA-MUSEU
A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre estará aberta à visitação, das 10h às 15h, com entradas a cada uma hora, e terá como tema “Poesia em Apipucos”. Mundialmente conhecido pela sua robusta e profunda obra sociológica, Freyre também se aventurou de forma muito exitosa e elogiada pela poesia.

“Esta é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a obra literária de Gilberto Freyre através do contato com sua produção poética. Também destacaremos sua amizade com grandes poetas, como Manuel Bandeira, Lêdo Ivo e Carlos Drummond de Andrade, além de seu lado como leitor de poesia”, destaca Jamille Barbosa, diretora-executiva da Fundação Gilberto Freyre.”, destaca a diretora-executiva da Fundação Gilberto Freyre, Jamille Barbosa.

Serviço:
Domingo Aberto da Fundação Gilberto Freyre (Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife)
Domingo, 29 de setembro de 2024
A partir das 9h30
A visita mediada à Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre acontece a cada uma hora, entre 10h e 15h. Os ingressos para esta atividade custam R$ 15 (entrada inteira) e R$ 7,50 (meia). A entrada na Fundação e as demais atividades são gratuitas.

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *