Notícias

Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, morre aos 77 anos

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, faleceu nesta quarta-feira (26) após complicações de um Linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer que ele tratava. Ele estava internado na UTI do Hospital Mater Dei desde 3 de janeiro. Na noite de terça-feira (25), sofreu uma parada cardiorrespiratória e estava com insuficiência renal aguda. Apesar de ser reanimado, Fuad evoluiu para choque cardiogênico, levando ao falecimento.

Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Nas eleições de 2024, venceu o adversário Bruno Engler (PL) no 2º turno, com 53,73% dos votos válidos.

Após o pleito, Fuad Noman enfrentou várias internações devido a problemas de saúde, incluindo o Linfoma não-Hodgkin (LNH), diagnosticado meses antes. Sua última internação foi em 3 de janeiro, dias após sua posse como prefeito, que ocorreu de forma virtual.

Fuad Jorge Noman Filho, natural de Belo Horizonte e formado em Economia, iniciou sua carreira pública em 1996, como secretário-executivo da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso. Foi secretário estadual de Transportes e Obras e, em 2017, assumiu a Secretaria da Fazenda de Belo Horizonte. Em 2022, assumiu a prefeitura após a saída de Alexandre Kalil para disputar o governo de Minas.

Diagnosticado com câncer, Fuad concorreu à reeleição, enfrentando dificuldades iniciais com o apoio de Kalil a outro candidato. No entanto, sua campanha ganhou força ao se aliar à centro-esquerda e adotar a estratégia de “voto útil”, alcançando um bom desempenho no primeiro turno.

O mineiro deixa a esposa, Mônica Drummond, dois filhos e quatro netos.

Redação com Portal G1 Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *