Frente popular faz convenção animada e Danilo promete“ganhar a eleição”


A Frente Popular de Pernambuco encerrou a fase de pré-campanha esta sexta-feira com uma convenção que lotou o clube português, teve até a dança do passinho, acompanhada pelos candidatos a governador Danilo Cabral e a senadora Teresa Leitão, e onde se falou muito em “virada de jogo”, se atacou os candidatos de oposição e na qual Danilo profetizou: “este grupo nunca perdeu eleição e vai ganhar mais esta. O jogo só está começando”, afirmou, lembrando que Eduardo começou a falar em cima de uma tribuna de madeira em 2006 e venceu “quando poucos acreditavam nisso”.

Embora tenha se pronunciado só às 20 horas – a convenção teve início às 15 horas – quando alguns militantes do interior já tinham saído para pegar o caminho de volta, Danilo fez um discurso firme, mostrou confiança e animou o time “a ganhar mais uma vez”. A Frente Popular fez o possível para mostrar unidade. Até o ex-prefeito Geraldo Júlio, que andava sumido, apareceu e foi muito aplaudido, embora não tenha falado. O governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife e todos os presidentes de partido fizeram discursos exaltados.

Ao estilo de uma convenção americana, os candidatos a deputado montaram toldos no pátio do clube onde recebiam as caravanas, tiravam fotos e animavam os militantes. Ao contrário da convenção da candidata Marília Arraes onde um mar vermelho tomou conta do Classic Hall, para lembrar o PT e Lula, a do Português era um mar amarelo e vermelho, aliás, muito mais amarelo (a cor do PSB) do que vermelho. O clube foi decorado de cima a baixo nas mesmas cores e enfeitado com grandes posters de Danilo, Teresa, Luciana Santos (candidata a vice) e Lula.

Na competição com Marília Arraes pela imagem de Lula, não faltaram estocadas ao palanque que ela armou com André de Paula (senador) e Sebastião Oliveira(vice). O presidente do PSB, Sileno Guedes chamou de “fake news” o que “alguns candidatos andam dizendo por aí sobre Lula. O palanque que ele apoia é este”. O suplente de senador Silvio Costa lembrou que “André de Paula votou cinco vezes contra Lula “e afirmou que o “L” que o candidato a senador de Marilia faz no palanque “é fake”.

Teresa Leitão, saudada como a “senadora de Lula”,cutucou: “o apoio de Lula é muito bom e todo mundo quer. Mas esse nosso foi fruto de uma aliança, não foi projeto pessoal de ninguém. Este é o verdadeiro time de Lula. É um palanque que é vindo e voltando. Apoia Lula e Lula apoia ele”- concluiu . Cada vez que se falava o nome de Lula e se condenava Bolsonaro a plateia se manifestava em aprovação.

A Frente Popular mostrou na sua convenção que está azeitada para responder a todas as críticas que vem recebendo dos quatro candidatos de oposição. Vários oradores elogiaram o governador Paulo Câmara – inclusive Danilo – mas o candidato lembrou das dificuldades enfrentadas pelo grupo para administrar o estado em meio a crises e pandemia, como se fizesse uma mea culpa, e emendou falando em “fim de um ciclo”, dizendo que agora a Frente Popular vai contar com a volta de Lula “ para que Pernambuco se reencontre com o Brasil”.

Coube ainda a Danilo dizer que os adversários “estão com medo de nós.”. E acrescentou: “eles já jogaram nesse time que é vencedor e nos deixaram por causa de projetos pessoais mas sabem que não se brinca com a Frente Popular”.

Citando um ditado popular de que “formiga sabe a roça que come” ele brincou “mas nós que é vamos comê-los e ganhar mais esta eleição”.

A nota dissonante da convenção foi a fala do presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte. Último dos presidentes de partido a falar porque estava na convenção do seu partido marcada, propositadamente, para o mesmo horário da Frente Popular, Eduardo só saudou e exaltou Danilo Cabral. Sequer se referiu a Teresa Leitão e Luciana Santos. No início da tarde ele havia aberto uma dissidência para o senado aprovando a candidatura a senador do progressista Antonio Mário, recusando-se a apoiar a candidata da frente, Teresa Leitão.

Foto: Divulgação

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

 

Compartilhar