Força Penal Nacional permanecerá em Pernambuco até março
A Força Penal Nacional recebeu autorização para estender a presença em Pernambuco por mais 60 dias, até 20 de março.O objetivo é de oferecer suporte nas áreas de guarda, vigilância, custódia de presos e na instrução de agentes, além da padronização de procedimentos do sistema. A decisão foi formalizada por meio de uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (25).
O prolongamento da atuação dos agentes foi solicitado pelo governo estadual. Desde abril do ano anterior, policiais penais federais especializados em intervenção, escolta, resolução de crises e restauração da ordem têm desempenhado funções em Pernambuco, visando o combate ao crime organizado . Na época, a atuação dos agentes ocorria no formato de uma força-tarefa, coordenada por convênios de cooperação federativa com as forças locais.
Em novembro, com a instituição da Força Penal Nacional, esses profissionais foram mantidos no estado, continuando suas ações estruturantes para reforçar a segurança local. Conforme informações da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), responsável pela coordenação do grupo, o número exato de profissionais envolvidos na operação não é divulgado por razões de segurança, mas está em conformidade com o planejamento estabelecido pelos órgãos participantes.
Redação com Agência Brasil – Foto: Fernando Porto/Secretaria de Ressocialização /PE
E-mail: redacao@blogdellas.com.br