Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com música, formação e feira literária
Evento gratuito será realizado de 20 a 22 de dezembro no Cine Teatro Guarany e em locais icônicos da cidade, trazendo shows, masterclass e a primeira edição da Feira Literária Germinar
O Festival Panela do Jazz volta a Triunfo, no Sertão de Pernambuco, para mais uma edição que promete movimentar a cidade entre os dias 20 e 22 de dezembro. O evento, que já se consolidou como um dos únicos do gênero a democratizar a música instrumental pelas ruas, terá shows gratuitos no histórico Cine Theatro Guarany e em outros espaços culturais, compondo o ciclo natalino da região.
Nesta edição, o festival reforça sua proposta educativa com duas masterclass imperdíveis. No dia 21/12, Paula Bujes ministrará a aula “Forró de Rabeca”, e no dia 22/12, Marco Cézar comanda a masterclass “Do Frevo ao Choro”. As aulas têm como objetivo fomentar o interesse e o aprendizado sobre a tradição musical instrumental pernambucana e nacional.
Paralelamente à programação musical, o festival também realiza a 1ª Feira Literária Germinar – Triunfo das Letras, que terá o tema “Tecendo Palavras, Moldando Arte”. O evento contará com estandes de venda de livros e artesanato, oficinas, workshops, lançamentos de livros e cordéis, apresentações culturais e outras atividades culturais. Os espaços que receberão as atividades incluem o Pátio de Eventos Maestro Madureira, a Biblioteca Municipal de Triunfo, a Casa do Artesão, a Casa Pankararu e a Fábrica de Criação Popular.
Para Marcílio Moura, organizador do evento, a volta do Festival Panela do Jazz a Triunfo reafirma o compromisso do projeto com a inclusão e a valorização da cultura instrumental. “É uma oportunidade única de aproximar a comunidade local e os visitantes da música instrumental em um formato de festival que une educação, arte e diversidade musical’, destaca Marcílio. “Além disso, com a feira literária Germinar, conseguimos ampliar ainda mais esse acesso à cultura”, ressalta a Diretora de Comunicação, Marcela Paes.
A curadoria do evento é assinada por Antonio Pinhêiro e Lígia Fernandes, que buscaram uma programação em sintonia com a rica sonoridade da cultura pernambucana, nordestina e brasileira. Segundo Antonio Pinhêiro, idealizador e diretor-geral do festival, o Panela do Jazz tem uma preocupação constante com a valorização da música instrumental. “O Panela tem uma preocupação permanente com a valorização da cultura brasileira e da cena instrumental, através do jazz e da ponte com outras musicalidades nacionais e estrangeiras”, afirma.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br