Acontece,  Notícias

Festival Janeiro de Grandes Espetáculos começa na quinta (9)  com mais de 90 peças

Espetáculo Senhora de Engenho

Apresentando montagens de teatro, dança, circo e música, o maior festival de artes cênicas e música do Estado tomará conta de dez teatros, além da Sinagoga Kahal Zur Israel, entre os dias 9 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025.

A programação do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, abrirá as cortinas da cidade para sua 31ª edição, espalhando mais de 90 espetáculos e de 100 sessões pela cidade. São produções recifenses, nacionais e uma vinda de Portugal, montagens emblemáticas para a cena local e estreias, além de leituras dramatizadas, oficinas e lançamento de livro.

A estreia, nesta quinta-feira (9), será musical. O Teatro de Santa Isabel receberá a Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins e Elízio de Búzios, do Rio de Janeiro, com a participação especialíssima da embaixadora da cultura pernambucana, Lia de Itamaracá(foto) , uma das vozes que falam mais alto sobre nossas mais autênticas tradições.

Os espetáculos ocuparão os teatros de Santa Isabel, Parque, Apolo, Hermilo Borba Filho, Capiba, Marco Camarotti, Barreto Júnior, Arraial Ariano Suassuna, Boa Vista, Fernando Santa Cruz e, pela primeira vez, a Sinagoga Kahal Zur Israel. Os ingressos, à venda na Sympla, custarão entre R$ 10 e R$ 120 – alguns projetos terão ingresso solidário, trocado por um quilo de alimento.

-Ensaio do Grupo Vivencial na Rua da Boa Hora, em Olinda, no ano de 1982, com Américo Barreto e Henrique Celibi-

Tendo como construção conceitual a liberdade de expressão na cena pernambucana, a diversidade cultural, a arte como instrumento revolucionário e transgressor, este JGE não só homenageia como elege tema desta edição o Vivencial, icônico grupo de teatro pernambucano, que está celebrando 50 anos.

Surgido em 1974, em Olinda, esta Janeiro de número 31 organizou a luxuosa Mostra Vivencial, pensada para reverenciar a trupe considerada um marco da contracultura e irreverência dos anos 1970 e 1980, pela coragem de apresentar nos palcos corpos, vozes e temas historicamente silenciados, negados e interditados para falar, com uma corajosa, ruidosa e colorida coragem, sobre assuntos como homossexualidade, drogas, política e cultura de massas.

Homenageados

Serão rendidas homenagens a dez importantes personalidades que há muito contribuem para a história e a cultura pernambucanas. A atriz e produtora Paula de Renor; Márcia Souto e André Campos, representando a política cultural; Bernardo Peixoto, do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Pernambuco; vereadora, poeta, autora e militante cultural Cida Pedrosa; Cabras de Lampião, pelos seus 30 anos de xaxado; Queiroz Filho, parceiro da Apacepe há mais de 20 anos.

Simbolizando as linguagens culturais em que o Recife é mais fluente e eloquente, serão homenageados: Guilherme Coelho, fundador do Vivencial (teatro); Mister Brynner (circo);o maestro da Banda Sinfônica do Recife, Nenéu Liberalquino (música);o bailarino e professor Alexandre Macedo (dança),Maria do Céu, enquanto representante dos artistas e da causa LGBTQIAPN+.

Apresentado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do Estado, o 31º Janeiro de Grandes Espetáculos é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco). Conta com parceria do Sesc, patrocínio de Suape e Fundarpe, tem produção geral de Paulo de Castro e apoio da Nuvon, Roda, Virtual, TV Jornal, TV e Rádio Universitária. A Copergás patrocina o Prêmio JGE Copergás de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco.

SERVIÇO

31º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025
Programação e informações no site www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge

Redação com assessoria Fotos 1-Pedro Portugal/2-divulgação/3-Ana Farache

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *