Notícias,  Saúde

Férias escolares: reforçar os cuidados em casa, garante diversão segura para crianças

As férias escolares de julho estão a pleno vapor e os pais e responsáveis precisam criar muitas atividades para ocupar o tempo das crianças, dentro e fora de casa. É importante ampliar os cuidados para que momentos de lazer não se tornem um transtorno. Estudos do Ministério da Saúde mostram que 70% dos acidentes com crianças e idosos acontecem em casa, mas esses podem ser evitados com cuidados simples e adaptações.

Tanto dentro quanto fora de casa é preciso estar atento ao movimento das crianças. Os acidentes mais comuns nas emergências são pequenos ferimentos e contusões, segundo o ortopedista pediátrico, Wilson Lino Junior, coordenador da ortopedia Pediátrica do Hospital infantil Sabará de São Paulo.

“As crianças estão sempre em movimento e procurando aventuras e interação com seus semelhantes. Devemos pensar em alguns fatores que podem justificar a maior quantidade de traumas e acidentes: a coordenação das crianças está em constante desenvolvimento, a marcha normal só se assemelha a de um adulto aos 6 anos de idade, mudanças corporais ocorrem até a fase final de crescimento, próximo dos 16 anos de idade”. Segundo o médico, a criança cresce muito ao longo de pouco tempo e a relação com o mundo que a envolve muda constantemente.

Prevenção

Pensando em ajudar na prevenção aos acidentes domésticos, o Home Center Ferreira Costa oferece dicas e orientações. A recomendação inicial é instalar redes ou grades nas janelas, manter produtos de limpeza e remédios fora do alcance das crianças, e ter cuidado com estantes e objetos pontiagudos. Tapetes devem ter fixadores de silicone e mesas de centro devem ser posicionadas próximas às paredes.

Nos banheiros, é importante usar tapetes antiderrapantes e instalar barras de apoio adequadas. Trilhos embutidos em portas de correr para sacadas e varandas ajudam a evitar quedas. Pisos antiderrapantes são essenciais, especialmente em corredores. Portas mais largas facilitam a locomoção de idosos com andadores ou cadeiras de rodas. Nos quartos, camas baixas com grades são recomendadas para segurança durante o sono.

Piscinas devem ser supervisionadas e isoladas por muros ou grades de, no mínimo, 1,50m de altura. Coberturas plásticas resistentes são recomendadas, e piscinas infláveis devem ser esvaziadas após o uso.

Iluminação – uma iluminação adequada, deve ter luzes neutras ou amareladas.A instalação de balizadores nos corredores, ajuda a prevenir quedas. Pequenas mudanças podem reduzir acidentes domésticos, melhorando também a qualidade de vida.

Redação com assessoria de Agencia Brasil Foto: Fábio Rodrigues

e-mai l:redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *