Feriado natalino: CEMIT alerta sobre cuidados para banho de mar seguro
Feriado terá amplitudes de maré que desfavorecem a formação de piscinas naturais em trechos da Região Metropolitana do Recife
A proximidade do Natal e o início oficial do verão é uma combinação que deve atrair muitos visitantes para as praias da Região Metropolitana do Recife (RMR) nos próximos dias. Diante disso, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT) alerta a população, mais uma vez, sobre os cuidados necessários para um banho de mar seguro.
O solstício de verão é um fenômeno astronômico no Hemisfério Sul, caracterizado por temperaturas mais altas, dias mais longos do ano, maior umidade e chuvas intensas, as conhecidas “tempestades de verão”. Tais condições, junto com as férias escolares, levam mais pessoas às praias para se refrescar e se divertir.
Para favorecer um banho de mar seguro, no entanto, é preciso estar atento aos níveis de maré. Entre os dias 23 e 25 de dezembro teremos a Lua Minguante. A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Danise Alves, explica que este é um período caracterizado pela formação das marés de quadratura, ou marés mortas, com amplitudes entre 0,8 e 1,8 metros.
Isso significa que, nessas condições, as oscilações do nível da água do mar são menores, não sendo propícia a formação de piscinas naturais em alguns trechos da Região Metropolitana do Recife. Portanto, é importante ficar atento aos locais e horários mais adequados.
“As piscinas naturais, ideais para banho seguro, são encontradas em marés mais secas, presentes nas Luas Nova e Cheia, e em praias com formações recifais rasas. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a formação dessas piscinas ocorrerá nas primeiras horas do dia, entre 04h e 06h, voltando a encher em horários com intensa movimentação de banhistas nas praias, entre 10h e 12h, o que requer maior atenção”, ressalta.
Portanto, fiquem atentos e busquem locais onde há formação de piscinas naturais protegidas por recifes. Nos trechos onde o mar é aberto, ou seja, sem proteção dos recifes, é desaconselhável o banho de mar a qualquer hora do dia ou nível da maré. Além disso, é importante ter atenção às correntezas, que podem provocar afogamentos.
Confira os horários das marés durante o feriadão de Natal:
Dia 23/12 (segunda-feira)
04h06 – 0,8m
10h08 – 1,7m
16h28 – 0,9m
22h34 – 1,7m
Dia 24/12 (terça-feira)
05h08 – 0,8m
11h08 – 1,7m
17h34 – 0,9m
23h34 – 1,7m
Dia 25/12 (quarta-feira)
06h02 – 0,8m
12h04 – 1,8m
18h30 – 0,8m
O CEMIT orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:
· Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;
· Em áreas sem proteção dos recifes, sem formação de piscinas naturais;
· Nos horários iniciais da manhã ou final da tarde; os tubarões são mais ativos nesses períodos crepusculares.
· Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
· Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciam bem suas presas naturais de humanos.
· Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
· Durante as marés altas, especialmente nas luas cheia e nova;
· Se tiver consumido bebida alcoólica;
· Se estiver sozinho (a);
· Se possui objetivos brilhantes e chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.
Trechos de Atenção
Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.
A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.
Redação com assessoria Foto: arquivo/divulgação
e-mail:redacao@blogdellas.com.br

