Notícias

Exu e três Cidades do Sertão recebem reforço no abastecimento de água com nova adutora

A Adutora Lopes II está em fase de testes, trazendo benefícios para os municípios de Exu, Moreilândia, Bodocó e Granito. Nessa etapa, especialistas monitoram e realizam ajustes operacionais para assegurar o pleno funcionamento do sistema. “Esse é mais um esforço da Compesa em consonância com as diretrizes da governadora Raquel Lyra para ampliar a oferta de água para os pernambucanos”, declarou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Para viabilizar a redução do rodízio, a Compesa realizou a instalação de uma nova captação de água na barragem Lopes II e concluiu a construção da adutora, cujas obras foram finalizadas em dezembro passado. O impacto representa um acréscimo de 30 litros de água por segundo, beneficiando 45 mil pessoas na região.

Com um investimento de R$ 9 milhões, a intervenção trará melhorias para o abastecimento de Exu, que enfrentava um regime rigoroso, recebendo água em um dia e passando 27 dias sem. Outras cidades também serão impactadas positivamente, como Granito, que possui um calendário de três dias com água e 15 sem; Bodocó, com cinco dias com água e 11 sem; e Moreilândia, que conta com quatro dias de abastecimento e 10 dias sem.

A Adutora Lopes II percorre uma extensão de 13 quilômetros até a interligação à ETA Luiz Gonzaga, em Bodocó. O gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Mário Solon, enfatizou a necessidade de instalar um novo conjunto de bombas para absorver o aumento na produção de água. “Com a vazão agora de 100 litros de água por segundo, conseguiremos ampliar a oferta de água nessas cidades e manter a distribuição com regularidade”, acrescentou Solon.

Redação com assessoria – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *