Exposição reúne criação de
artistas da comunidade do bode
A Galeria de Arte Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro, recebe a exposição “Pão e Tinta: uma vez década – um pão para viver e tinta para pintar pelo que vier”. Ela marca a celebração do coletivo Pão e Tinta, que chega aos dez anos. A mostra é uma imersão na Comunidade do Bode, no bairro do Pina, e conta com instalações,performance, fotografias e obras de artistas que constroem de forma colaborativa a história do coletivo. A visitação, gratuita, é entre segunda a sextas, das 9h às 17h, até o dia 22 de julho.
O Coletivo Pão e Tinta nasceu em 2012 no Bode, com o mote “Pão para viver e Tinta para pintar pelo que viver”. As intervenções artísticas são transformam ruas e becos da comunidade em galerias de arte a céu aberto, democratizando o acesso à arte, ressignificando espaços e colorindo o trajeto daqueles que sofrem com as violências diárias de uma cidade construída de frente para o mar e de costas para o mangue. A crítica social presente apontam para a especulação imobiliária, racismo ambiental e extermínio da juventude negra periférica.
Com a percepção do impacto na comunidade, os ativistas criaram o Método de Aceleração Pão e Tinta, um potencializador da cultura periférica, com intuito de acelerar artistas e fazer com que ocupem espaços enquanto coletivo, facilitando o acesso e disseminando de informações sobre captação de recursos, estruturação interna e criação de eventos em seus territórios. O método pode ser aplicado a qualquer artista ou articulação comunitária que tenha interesse em realizar eventos no próprio bairro. A partir dessa diversidade, o público vai encontrar produções representativas de Shell Osmo, Pedro Stilo, Maldita Cigana, Matheus Drama, Júlio Insano, Mila Barros, Emmanuel Torvi, Barbara Espíndola, HTTP, Felipe Lemos, Xinga Xow, entre outros, reunindo diversas formas de expressões através do grafite, teatro, música e artes visuais.
Cinema Europeu nas telas do Cinema da Fundação
A partir Desta quinta-feira, 26 a 31 deste mês, sempre a partir das 19h40, o Cinema da Fundação, no Derby, vai receber a Mostra de Cinema Europeu, que tem como um dos apoiadores a Aliança Francesa do Recife. Serão exibidos longas de cinco países europeus – França, Espanha, Alemanha, Ucrania e Itália – com entrada gratuita.
A Mostra de Cinema Europeu começa com a exibição do longa ucraniano, Volcano, um drama em torno do personagem Lukas, um intérprete que está preso na região que ele deveria ajudar a monitorizar para uma organização de segurança. O filme ganhou vários prêmios em festivais internacionais de cinema, incluindo o Grande Prêmio em festivais da Armênia, Croácia e Marrocos. Na sexta, 27, será a vez de O Traidor, um dos mais premiados filmes de história recente do cinema italiano, é uma coprodução ítalo-brasileira, que conta a história do mafioso Tommaso Buscetta, radicado no Rio de Janeiro, fincou raízes na sociedade carioca e teve um romance com Maria Cristina de Almeida Guimarães, papel vivido pela atriz brasileira Maria Fernanda Cândido.
No sábado, 28, será exibido Campeones, o longa espanhol que trata da história de Marco Montes (Javier Gutiérrez) um técnico de um importante time espanhol de basquete que após a discussão durante um jogo, acaba provocando um acidente com seu carro e é sentenciado a prestar 90 dias de serviço comunitário e deverá treinar um time formado apenas por deficientes mentais. Domingo, 29, vem a Alemanha vem com Toubab, que conta a história de Babtou, um homem que após ser libertado da prisão, arranja novamente problemas com a polícia e, embora tenha nascido na Alemanha, corre o risco de ser deportado ao Senegal, supostamente seu país de origem.A mostra encerra com longa francês Rouge. O filme traz a história da enfermeira Nour (Zita Hanrot) que trabalha para uma fábrica de produtos químicos e começa a desconfiar que há alguma irregularidade na gestão dos resíduos químicos. Ela investigará a fundo para saber até onde esse problema vai. Uma bela agenda de opções, portanto, para quem curte cinema.
Shopping Patteo Olinda com ação educativa do Maio Amarelo
Dentro das ações do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda e apoio da Uninassau, realiza, neste sábado (28) e domingo (29), das 15h às 17h, no Shopping Patteo Olinda, uma atividade educativa voltada para crianças e adultos.
No local, será instalada uma minicidade com circuito de bicicletas mirins, com faixa de pedestre e sinalização apropriada para despertar o respeito da criançada pelas normas de trânsito. Já nas áreas de estacionamento, a ação vai reforçar a importância de respeitar as vagas prioritárias.
Servidores do Detran-PE vão repassar orientações para que os usuários deixem disponíveis as vagas reservadas para idosos e pessoas com necessidades especiais. Os condutores que estiverem utilizando as vagas corretamente vão encontrar no para-brisa do veículo um agradecimento e um sinal de legal. Já aqueles que não cumprirem a determinação, encontrarão orientações para agir de acordo com o recomendado e uma “multa moral” (sem valor legal), como alerta para a falta. Além disso, uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda também estará presente, emitindo na hora o cartão que autoriza o estacionamento nas vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
MDB Mulher Pernambuco
O MDB de Pernambuco, comandado pelo deputado federal Raul Henry, passa a contar com um grande reforço na sua executiva. A fisioterapeuta Iza Arruda assumiu a presidência da seccional mulher da legenda. Com a chegada de Iza, a expectativa é que o MDB Mulher avance ainda mais nos municípios. Filha do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, Iza tem uma história de militância antiga pela inclusão social através do esporte e da saúde pública.
Para Iza, a política é um grande instrumento para promover as transformações que a sociedade precisa. “É através da política que podemos promover as mudanças que nossa sociedade precisa. No comando do MDB Mulher vamos trabalhar ainda mais essa consciência. A política é boa, a política é necessária. Precisamos exercer ela com responsabilidade. Hoje eu entro nessa disputa com muita garra, porque meu maior desejo é poder representar nós, mulheres, que somos mais da metade da população”, destacou.
Para Raul Henry “Essa é uma construção de todo um MDB. Iza é jovem e traz sua garra e energia para fomentar a participação da mulher na política. O MDB tem história. Foi no nosso partido que a primeira mulher pernambucana foi deputada federal. Cristina Tavares, grande guerreira na frente de batalhas contra a ditadura militar. A chegada de Iza só enriquece essa história, renova e vitaliza nosso partido”, frisou Henry.O prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, era só orgulho. “Não tem tamanho para a alegria que estou sentindo. Iza é determinada, uma pessoa de grande sonhos e realizações. E hoje, a Iza política que vejo é a mulher que dá esperança ao pai prefeito, mas também cidadão pernambucano, para que tenhamos força para alavancar o nosso estado”, disse. O evento, na sede do MDB no Recife, contou com o deputado estadual Joaquim Lira, ex-prefeito de Vitória, Elias Lira ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto, autoridades e lideranças dos mais variados municípios do estado.
Instituto de Recursos Humanos de PE tem novo comando
O governador Paulo Câmara anunciou Ricarda Samara como nova presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco . Ela substitui Marília Lins, que respondia interinamente pelo órgão. Sua posse será dia 1º de junho. Samara é médica concursada do Estado desde 1993 e do município de Camaragibe desde 1996. É graduada pela Universidade de Pernambuco , onde também concluiu a pós-graduação em Saúde da Família. É especialista em Saúde da Família pela Escola Superior de Saúde Pública de Pernambuco, tendo atuado na Atenção Básica de Saúde durante oito anos, e está em processo de conclusão do mestrado em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o MBA em Gestão em Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
Ricarda foi, ainda, vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e membro titular da Comissão Intergestores Bipartite.IRH – O Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco foi criado em 6 de setembro de 2000, pela Lei 11.831. O órgão é vinculado à Secretaria de Administração e substitui o antigo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Pernambuco . O IRH tem como missão realizar a seleção de pessoas para a função pública e a distribuição de servidores aos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, promovendo treinamento e aperfeiçoamento funcional. O objetivo do instituto é otimizar a utilização e o gerenciamento dos recursos humanos do poder público, garantindo ao servidor a produtividade no exercício das suas atividades, bem como a gestão da assistência à saúde dos beneficiários do Sistema de Saúde dos Servidores de Pernambuco .
“Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul”
Uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco celebra uma histórica parceria entre Brasil e Portugal que completa 100 anos neste 2022. A travessia aérea do Atlântico Sul, realizada pelos aeronautas portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, é o tema da exposição “Travessia – 100 anos de uma epopeia nos céus do Atlântico Sul”, a partir desta quinta, 26, na sede do Gabinete. A iniciativa é a primeira etapa de um projeto maior realizado no final do ano, focada na passagem pelo Recife da dupla, um dos pontos de parada da travessia que foi de Lisboa ao Rio de Janeiro, entre março e junho de 1922. A exposição conta com materiais do acervo do Gabinete, incluindo um cabeçote original da aeronave, fotos de jornal e uma réplica do avião.
A montagem da exposição contou com trabalhos técnicos de servidores da Fundaj. Aversão completa da exposição aportará na Fundação Joaquim Nabuco, de onde também seguirá para outros estados do país. “Historicamente, a Fundaj sempre foi muito feliz em criar pontes com outras instituições que realizam um trabalho sério de fortalecimento cultural do país. Esta iniciativa, junto ao Gabinete Português de Leitura é mais uma prova disso e, como de costume, gerará ricos frutos para todos”, afirma Antônio Campos, presidente da Fundaj.
A exposição será aberta às 17h. Pouco antes, serão depositadas flores no monumento em homenagem aos aeronautas, localizado na Praça 17, no bairro de Santo Antônio. “O Gabinete é uma instituição voltada para promover a cultura, que busca abrir cada vez mais as portas para a sociedade pernambucana. Para isso, precisamos de estrutura, algo que esse convênio com uma instituição da seriedade da Fundaj é capaz de oferecer, fortalecendo nosso desejo de nos consolidarmos como um equipamento cultural que oferece não só nossa importante biblioteca, mas também diversos eventos. É uma troca cultural muito frutífera para os dois lados”, diz Celso Stamford, presidente do Gabinete.
Neste primeiro momento, será celebrado o recorte recifense da empreitada pioneira dos ousados aeronautas portugueses, com a junção de outros momentos da expedição na exposição final. “Quando eles passaram pelo Recife, havia muita espera das pessoas daqui e foram muito aclamados. O Sacadura pensou nessa viagem justamente como uma forma de estreitar os laços entre os dois países, no ano do centenário da Independência, com apoio das Marinhas do Brasil e de Portugal. Eles passaram por várias cidades e nossa coleção será complementada por peças que virão do Rio de Janeiro e de Salvador, cada uma trazendo uma parte diferente da travessia”, conclui Maria Lencastre, diretora-cultural do Gabinete.
Alepe recebe prêmio nacional por projeto de formação de lideranças
A Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu o prêmio “Assembleia Cidadã” concedido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale). A entrega foi feita pelo presidente da entidade, deputado Lídio Lopes (MS), numa solenidade durante sessão plenária. Além de parlamentares do Estado, presentes o diretor-geral da Unale, Evaldo Bazeggio, e a tesoureira da instituição, Ivana Bastos. A Alepe venceu, pela segunda vez consecutiva na categoria projetos especiais, com o “Lideralepe”. A iniciativa marca a atuação da Assembleia em ações que aproximam o Legislativo da sociedade e ampliam o reconhecimento nacional dos deputados pernambucanos.
O presidente da Unale, Lídio Lopes, parabenizou a Alepe pela vitória e pela atuação em defesa de projetos que “fortalecem os deputados estaduais”. Em discurso, o deputado pelo Mato Grosso do Sul ressaltou que uma das pautas nacionais da Unale “é o debate em torno do fundo partidário para que os deputados possam legislar sobre questões que hoje não são prerrogativas dos legislativos estaduais”. “Estamos na luta para aumentar a atuação do parlamento estadual e rediscutir o pacto federativo”, explicou.
Pioneirismo: O projeto “Lideralepe” é uma parceria com a UFPE e tem por objetivo promover, gratuitamente, a formação de novas representações políticas no Estado. Trata-se de uma iniciativa inédita da gestão do deputado Eriberto Medeiros (PSB) como presidente da Alepe. Num primeiro momento, o foco do projeto foram os cursos para vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias e estudantes. Neste mês de maio, o “Lideralepe” ampliou as áreas de atuação com a “Formação de Lideranças em Segurança Pública”, voltada para policiais federais, rodoviários federais, penais, agentes socioeducativos, guardas municipais, policiais militares e civis, bombeiros militares e demais categorias das forças de segurança.
Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, o prêmio “Assembleia Cidadã” é uma “construção de muitas mãos e fruto de muita dedicação”. “Além de cumprir o papel de fiscalizar, de criar leis e promover debates, a Casa de Joaquim Nabuco tem tido avanços importantes na aproximação com as pessoas, na escuta da sociedade e na criação de projetos que contribuam para a melhoria da vida dos pernambucanos”, disse. O “Lideralepe”, coordenado pela Escola do Legislativo, venceu o prêmio “Assembleia Cidadã” concorrendo com 80 projetos apresentados pelas assembleias do país. Os finalistas são selecionados por iniciativas que estimulam a adoção de políticas públicas para o bem-estar da sociedade.
Blog Dellas com informações dos veículos e das assessorias –
Fotos-Divulgação/artistas da comunidade do Bode
E-mail: redacao@blogdellas.com.br